24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Aborígenes australianos criticam resultado ‘vergonhoso’ de referendo sobre seus direitos

PARTILHAR
FONTE:AFP

Os líderes aborígenes australianos denunciaram nesta segunda-feira (23), após mais de uma semana de silêncio, o fracasso do referendo para conceder mais direitos a sua comunidade e criticaram a “vergonhosa” rejeição da proposta.

As profundas divisões raciais do país foram expostas em 14 de outubro, quando 61% dos eleitores votaram “Não” em um referendo vinculante para reconhecer na Constituição os povos originários do país.

Muitos líderes indígenas adotaram uma “semana de silêncio” para absorver o que consideraram uma rejeição esmagadora por parte da maioria branca da Austrália.

Em uma carta aberta ao governo, eles criticam o que chamam de atitude “mesquinha” de milhões de australianos.

“Não aceitamos nem por um momento que este país não é nosso”, afirmam na carta.

“A verdade é que a maioria dos australianos cometeu um ato vergonhoso, de modo consciente ou não, e não há nada positivo a ser interpretado”, acrescenta o texto.

As reformas propostas criariam um órgão consultivo, chamado de “Voz” no parlamento, para avaliar as leis que afetam as comunidades aborígenes e combater a profunda desigualdade social e econômica.

A carta foi baseada nas opiniões de líderes indígenas, membros da comunidade e organizações que apoiaram o “Sim” no referendo.

Sean Gordon, ativista indígena que fez campanha pelo “Sim”, afirmou que a carta foi publicada sem assinaturas para que os aborígenes de todo o país se identificassem com o texto.

Os responsáveis pela carta também revelaram planos para criar sua própria “Voz” para “abordar as causas das injustiças” contra sua comunidade.

O primeiro-ministro de centro-esquerda Anthony Albanese apresentou o referendo como uma forma de unir o país e resolver injustiças históricas.

Mas o projeto deixou evidente as divisões raciais que persistem na Austrália, mais de dois séculos após a colonização britânica.

Albanese prometeu que o governo continuará com o trabalho para reconhecer a população aborígene, mas não revelou suas opções.

Celebrados como uma das culturas mais antigas do mundo, os aborígenes australianos têm maior probabilidade de morrer jovens, viver na pobreza e acabar na prisão do que outros australianos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

UE e Austrália assinam pacto de minerais críticos para diversificar cadeias de abastecimento

A Austrália e a União Europeia chegaram a um acordo para aumentar a cooperação e o investimento em minerais...

China e Austrália concordam em virar a página e expandir a cooperação bilateral à medida que as tensões diminuem

O presidente Xi Jinping disse nesta segunda-feira que os laços estáveis entre a China e a Austrália servem os...

Colapso das negociações comerciais entre UE e Austrália, depois da UE não ter conseguido chegar a um acordo comercial com os EUA

Autoridades da União Europeia expressaram o seu choque depois que o principal negociador da Austrália recuou de um potencial...

A Austrália pressiona a UE com o acesso aos minerais essenciais em troca de um acordo de comércio livre

O ministro do Comércio da Austrália, Don Farrell, ofereceu acesso mais fácil ao vasto sector de minerais essenciais do...