26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Autoridades recomendam ratificação urgente do protocolo de direitos humanos

PARTILHAR
FONTE:RFI

São Tomé e Príncipe vai ratificar e depositar na sede da União Africana o protocolo dos Direitos Humanos e Povos. Por isso, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silva Gomes Cravid, recomenda a sua urgente ratificação.

“Recomenda-se a ratificação deste protocolo, pois o mesmo vai tornar-se num instrumento de orientação e de aproximação entre os tribunais judiciais são-tomenses e o tribunal africano em matéria de direitos humanos”, disse Silva Cravid.

Silva Gomes Cravid, realça que é de crucial importância a sua ratificação para aproximar as decisões jurisprudenciais. “Assim sendo é de crucial importância a ratificação deste protocolo pelo Estado são-tomense”, acrescentou.

A ideia é para que os cidadãos nacionais possam recorrer aos tribunais regionais quando os seus direitos são negados pelas instâncias judiciais nacionais, refere a ministra da justiça e direitos humanos, Ilza Amado Vaz.

“No sentido de oferecer aos cidadãos são-tomenses a possibilidade de quando não considerados ou devidamente acautelados os seus direitos nas instâncias judicais e nacionais poderem ter acesso a uma outra instância regional, fazendo votos de que essa corrente seja bem-sucedida ao nível de todo o continente africano”, defendeu a governante.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

União Africana e Tanzânia lançam iniciativa de alto nível na COP 29 para promover a cozinha limpa em África

Na COP29 no Azerbaijão, a União Africana (UA) e a República Unida da Tanzânia vão unir esforços num evento...

União Africana apela ao diálogo entre a CEDEAO e os Estados liderados por juntas militares

A União Africana (UA) pediu na terça-feira o diálogo entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)...

Níger suspensa da União Africana

Um comunicado da União Africana divulgado nesta terça-feira, 22 de Agosto, reitera a decisão do Conselho de paz e...

Níger: União Africana apoia CEDEAO na decisão de activar força militar

O Presidente da Comissão da União Africana mostrou preocupado com a “deterioração das condições de detenção” do Presidente nigeriano,...