27 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Dez datas-chave de Israel desde sua criação há 75 anos

PARTILHAR
FONTE:AFP

Confira abaixo as datas-chave da história de Israel, que bombardeia a Faixa de Gaza há uma semana, em resposta à ofensiva lançada pelo movimento palestino islamista Hamas contra o seu território, a mais letal desde a sua criação.

O ataque deixou mais de 1.300 mortos em Israel, segundo as autoridades. Além disso, o Hamas sequestrou cerca de 150 pessoas, de acordo com o Exército israelita.

Em Gaza, os bombardeios deixaram até agora 2.215 mortos, entre eles 724 crianças, segundo o Ministério da Saúde palestino.

– 1948 : Independência –

Em 29 de novembro de 1947, a ONU propõe dividir o mandato britânico da Palestina em dois Estados, um judeu e outro árabe. O plano, rechaçado pelos países árabes, provoca uma explosão de violência.

Em 14 de maio de 1948, David Ben Gurión proclama a independência do Estado de Israel.

No dia seguinte, começa a primeira guerra árabe-israelita, vencida pelo novo Estado em 1949, que ocupa um território maior que o designado pela ONU.

Mais de 760.000 palestinos se viram obrigados a partir para o exílio. Cerca de 160.000 permanecem no novo Estado.

A Jordânia toma o controle de Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. O Egito controla a Faixa de Gaza.

Os sobreviventes do Holocausto nazista emigram em massa para Israel.

– 1967 : Terceira guerra –

Em 1967, Israel lança a Guerra dos Seis Dias contra Egito, Síria e Jordânia.

Em seis dias, o Exército judeu toma o controle de Jerusalém Oriental, Cisjordânia, Faixa de Gaza, da parte síria das Colinas de Golã e do Sinai egípcio, que já havia ocupado brevemente no conflito de 1956.

Começa a colonização nos territórios ocupados.

– 1973 : Novo conflito –

Em outubro de 1973, Egito e Síria atacam Israel no Sinai e em Golã, coincidindo com o feriado judaico de Yom Kippur.

Depois de sérios revezes, as forças israelitas conseguem reverter a situação. Os combates deixam 2.600 mortos israelitas e pelo menos 9.500 mortos e desaparecidos do lado árabe.

– 1978 : Paz com Egito –

Em 1978, o então primeiro-ministro israelita, Menachem Begin, e o presidente egípcio, Anwar al Sadat, firmam em Washington os acordos de Camp David, que prepararam a assinatura, em 1979, do tratado de paz entre Israel e Egito, o primeiro entre o Estado judeu e um país árabe.

O Egito recupera o controle do Sinai em 1982, mas os países árabes denunciam o tratado. Sadat é assassinado por islamistas em 1981.

– 1982 : Invasão do Líbano –

Em junho de 1982, o Exército israelita invade o Líbano e expulsa de Beirute a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) de Yasser Arafat. As tropas israelitas ocupam o sul do país até o ano 2000.

Após o sequestro de soldados israelitas por parte do movimento libanês Hezbollah, Israel lança uma ofensiva devastadora no Líbano em 2006.

– 1993 : Acordos de Oslo –

Em dezembro de 1987, os palestinos da Cisjordânia e de Gaza se rebelam e começa a Primeira Intifada contra a ocupação israelense.

Em setembro de 1993, Israel e OLP firmam em Washington os Acordos de Oslo, uma “declaração de princípios” para estabelecer uma autonomia palestina transitória de cinco anos.

É o primeiro acordo de paz entre Israel e os palestinos, que ficou marcado pelo histórico aperto de mãos entre Yasser Arafat e o primeiro-ministro israelita da época, Yitzhak Rabin.

Em 1994, Arafat retorna triunfante aos territórios palestinos ocupados após 27 anos de exílio e cria a Autoridade Palestina.

– 1995 : Assassinato de Rabin –

Yitzhak Rabin é assassinado em Tel Aviv em 1995 por um extremista judeu contrário ao processo de paz.

– 2000 : Segunda Intifada –

Após a polêmica visita, em setembro do ano 2000, de Ariel Sharon, então líder da oposição de direita, à Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, começa a Segunda Intifada, que dura até 2005.

– 2005 : Retirada da Faixa de Gaza –

Em setembro de 2005, Israel se retira da Faixa de Gaza e impõe um bloqueio sobre o território palestino um ano depois, após o sequestro de um soldado israelita.

Israel reforça o bloqueio em 2007, quando o Hamas vence seu rival, o Fatah, do presidente Mahmud Abbas.

Israel e Hamas travam quatro guerras na Faixa, em 2008, 2012, 2014 e 2021. Em 7 de outubro de 2023, tem início um novo conflito.

– 2009 : Retorno de Netanyahu –

Em 2009, o líder do partido de direita Likud, Benjamin Netanyahu, retorna ao cargo de primeiro-ministro, que já havia ocupado de 1996 a 1999.

O dirigente é indiciado por corrupção em 2019 e expulso do poder em 2021.

Retorna em 2022 para liderar um novo governo de coligação, um dos mais à direita da história de Israel. Seu projeto de reforma do Judiciário provoca uma onda de manifestações inéditas no país.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Exportações de armas alemãs para Israel aumentam apesar dos rumores de proibição de vendas

Novos números mostram que a exportação de armas da Alemanha para Israel aumentou acentuadamente a partir de agosto, com...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...