29 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

ACNUR elogia papel de Angola na resolução de conflitos

PARTILHAR

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) elogiou o papel decisivo desempenhado por Angola na resolução de conflitos em África.

De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, este reconhecimento foi feito pelo Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, quando falava no encerramento da 74ª sessão do Conselho Executivo do ACNUR, que decorreu de 9 a 13, em Genebra (Suíça).

Em Maio de 2022, o Presidente da República, João Lourenço, foi designado “Campeão para a Reconciliação e Paz em África”, devido ao seu engajamento para a pacificação no continente, sobretudo no âmbito da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRG) e outras zonas.

Na sua intervenção, Filippo Grandi elogiou ainda os esforços de Angola que, na terça-feira (10), anunciou, durante a sessão do debate geral, uma contribuição financeira a ser efectivada nos próximos dias, para 2023 e 2024, a favor dos diversos programas levados a cabo pelo ACNUR.

Por seu turno, a Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas, em Genebra, Margarida Izata, defendeu a necessidade dos Estados-membros do ACNUR imprimirem mais vontade política e um maior investimento económico para pôr fim às causas de deslocamento forçado, bem como estabelecer quadros robustos de protecção dos direitos humanos nos países afectados.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...