O embaixador do Reino de Espanha em Angola, Manuel Maria Lajarreta Lobo, defendeu quinta-feira, em Luanda, a promoção e difusão da língua espanhola, com vista a obter-se resultados satisfatórios da cooperação bilateral entre os dois países.
O diplomata, que falava a propósito da celebração do 12 de Outubro, Dia Nacional de Espanha, afirmou que “as relações entre Angola e Espanha são intensas” e abrangem domínios importantes para o progresso socioeconómico das duas nações.
O sector de energias renováveis (solar, eólica, hidrogénio verde), por exemplo, ajuda sobremaneira os países a completar a transição energética, uma visão, segundo o diplomata, constatada durante a visita do Rei Felipe VI a Angola, a primeira a um país da África Subsaariana, desde que assumiu o cargo, em Fevereiro deste ano.
Recorda-se que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou em Setembro de 2021, uma visita de Estado ao Reino de Espanha, que serviu para abordar com o Rei Felipe VI questões ligadas à cooperação bilateral, que Luanda e Madrid querem ver ampliadas.
Cooperação Angola/Espanha
As relações de cooperação e de amizade entre Angola e o Reino da Espanha datam há mais de 40 anos, tendo como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987.
A cooperação entre os dois países tem ganhado força no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, facto que levou os dois países a traçarem um novo quadro de prioridades estratégicas e dinamizar a relação bilateral para atingir níveis cada vez mais vantajosos.