28 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Líder da oposição acusa governo de Netanyahu de “fracasso imperdoável”

PARTILHAR

O dirigente da oposição israelita Yair Lapid acusou hoje o Governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de um “fracasso imperdoável” por não ter conseguido impedir o ataque de sábado a Israel pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

“O fracasso de sábado é imperdoável”, afirmou Lapid num discurso transmitido pela televisão, acrescentando que não irá integrar o governo de emergência anunciado no dia anterior por Netanyahu e pelo seu rival Benny Gantz.

Explicando que era a favor de um “governo de unidade nacional”, Lapid disse que não queria fazer parte de um governo com “extremistas”, citando Itamar Ben Gvir, o ministro da Segurança Pública e chefe da Força Judaica, de extrema-direita.

Lapid referiu-se também à “responsabilidade” de Netanyahu, afirmando que “quem provoca um fracasso não o pode reparar”.

O Parlamento reúne-se hoje à noite para ractificar o governo de emergência formado quarta-feira e que integra o também antigo ministro da Defesa, Benny Gantz.

Além de Netanyahu e de Gantz, o gabinete será integrado também pelo actual ministro da Defesa Yoav Gallant, e dois outros altos funcionários que servirão como membros “observadores”.

Segundo o acordo, o Governo não aprovará qualquer legislação ou decisão que não esteja relacionada com a guerra, enquanto os combates continuarem.

O grupo islamita Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação “Tempestade al-Aqsa”, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação denominada “Espadas de Ferro”.

Israel declarou guerra total e prometeu castigar o Hamas como nunca antes, tendo o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, declarado estar “em guerra” com o grupo palestiniano.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Conversações para cessar-fogo em Gaza: Egito diz que Hamas não vai aceitar

O principal mediador, o Egito, manifestou o seu ceticismo sobre a proposta e afirmou que o grupo militante Hamas...

“Cérebro” dos atentados de 7 de outubro apontado como novo líder do Hamas

Yahia Sinwar, até agora líder do Hamas na Faixa de Gaza, assume o lugar de líder máximo do movimento...

Israel resgata quatro reféns em Gaza, e palestinos dizem que 93 foram mortos em ataque israelita

As forças israelitas resgataram quatro reféns mantidos pelo Hamas desde outubro em um ataque no centro da Faixa de...

Israel continua bombardeando Gaza após novo pedido de cessar-fogo

Israel continua lutando contra o Hamas, bombardeando vários setores da Faixa de Gaza neste domingo (2), inclusive Rafah, um...