27 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Comité Olímpico Russo excluído “com efeito imediato” dos Jogos Olímpicos

PARTILHAR
FONTE:EuroNews

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou que o Comité Olímpico Russo se encontra suspenso “com efeito imediato até nova ordem”.

Num comunicado, o COI explica que a decisão se deve ao facto de o organismo russo ter decidido unilateralmente, a 05 de outubro de 2023, incluir entre os seus membros organizações desportivas regionais sob autoridade ucraniana, incorrendo numa violação da Carta Olímpica.

O Comité Olímpico Russo tinha recentemente integrado na sua estrutura organizções regionais de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporíjia, as quatro regiões da Ucrânia ilegalmente anexadas por Moscovo após a invasão russa de fevereiro de 2022.
A Ucrânia já saudou a decisão do COI, afirmando que “o desporto não pode ser separado da política quando um país terrorista comete um genocídio contra a Ucrânia e utiliza os desportistas como propaganda”.

A suspensão não significa necessariamente que os russos estejam já fora dos próximos Jogos Olímpicos. O COI reserva-se o direito de decidir a participação de desportistas com passaporte russo, sob bandeira neutra, nos Jogos de Paris, em 2024 e nos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrerão em 2026 em Milão e Cortina d’Ampezzo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cimeira dos BRICS reúne-se na Rússia para a primeira reunião desde o alargamento, num clima de tensões geopolíticas globais

Os líderes do grupo BRICS+ darão início à primeira cimeira do bloco desde a nomeação de novos membros este...

Lula sofre queda e não viajará para cimeira dos Brics por orientação médica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no Palácio da Alvorada no sábado e não poderá...

Rússia revê a doutrina nuclear com um novo aviso ao Ocidente

A doutrina nuclear revista parece reduzir significativamente o limiar para a eventual utilização do arsenal nuclear russo. O presidente russo...

Kuleba e Borrell pedem levantamento das restrições ao uso de armas ocidentais contra a Rússia

Dmytro Kuleba instou os países da UE a tomarem "decisões corajosas" e a autorizarem a Ucrânia a utilizar armas...