26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Sobreviventes de ataque terrorista em Moçambique em 2021 apresentam queixa contra a TotalEnergies

PARTILHAR
FONTE:Reuters

Sobreviventes e parentes de vítimas de um ataque insurgente em Moçambique em 2021 apresentaram uma queixa contra a TotalEnergies (TTEF.PA) por negligência e homicídio indireto, dizendo que a empresa não conseguiu garantir a segurança dos empregados.

A TotalEnergies rejeitou as alegações, dizendo que eram “imprecisas”.

Insurgentes islâmicos atacaram a cidade portuária de Palma em Março de 2021, matando muitos civis em áreas próximas dos projectos de infra-estruturas do GNL de Moçambique, propriedade em parte da TotalEnergies.

Os demandantes – incluindo três sobreviventes e quatro familiares de vítimas que morreram numa emboscada – alegam que a TotalEnergies não informou os subcontratados sobre os riscos de possíveis ataques ou sobre o progresso de tais ataques, e não tinha planos de segurança ou evacuação adequados.

A denúncia alega que o helicóptero de uma empresa de segurança privada que resgatava pessoas que se refugiavam num hotel foi parado por falta de combustível e que a TotalEnergies recusou um pedido de combustível alegando não querer ser associada a uma empresa de segurança privada.

Alguns subcontratados tentaram escapar do hotel com um comboio de veículos, que foi então emboscado, deixando vários mortos, disseram os demandantes.

“Não se alega que a TotalEnergies tenha causado diretamente a morte das vítimas, mas que a empresa não agiu de acordo com os padrões de diligência esperados de um profissional nas suas responsabilidades”, afirmaram os advogados dos demandantes num comunicado.

A TotalEnergies negou as acusações, dizendo que tinha um plano de segurança e o executou.

“Durante o ataque à cidade de Palma, e de acordo com a informação que temos, todo o pessoal da Mozambique LNG e seus empreiteiros e subempreiteiros foram evacuados”, disse a TotalEnergies.

A empresa disse que o plano de segurança do grupo Mozambique LNG era que os subcontratados se abrigassem no local e fossem evacuados por ferry.

A TotalEnergies disse que a situação de segurança melhorou na região, onde pretende reiniciar o projeto antes do final do ano.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...