26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Macron diz que França vai retirar tropas e seu embaixador do Níger

PARTILHAR
FONTE:EuroNews

O presidente francês Emmanuel Macron diz que a França acabará com a sua presença militar no Níger e retirará o embaixador após o golpe

Macron anunciou no domingo que a França acabará com a sua presença militar no Níger e retirará o seu embaixador do país depois de o presidente democraticamente eleito do país africano ter sido deposto num golpe de Estado.

O anúncio é um golpe significativo, embora previsto, para a política francesa em África, depois de as tropas francesas se terem retirado dos vizinhos Mali e Burkina Faso nos últimos anos, após golpes de Estado nesses países.

A França tinha estacionado milhares de soldados na região a pedido dos líderes africanos para combater grupos jihadistas.

Paris manteve cerca de 1.500 soldados no Níger desde o golpe de julho e recusou repetidamente uma ordem da junta militar para a saída do seu embaixador, dizendo que a França não reconhecia os líderes do golpe como legítimos.

As tensões entre a França e o Níger, uma antiga colónia francesa, aumentaram nas últimas semanas, e Macron disse recentemente que os diplomatas sobreviviam com rações militares enquanto se refugiavam na embaixada.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

General do Níger discute “cooperação em matéria de segurança” com Putin

Uma declaração do Kremlin acrescentou que os dois manifestaram "disponibilidade para iniciar um diálogo político e desenvolver uma cooperação...

Estados Unidos pedem esclarecimentos ao Níger sobre ruptura do acordo de defesa

Os Estados Unidos acabam de reagir ao anúncio no sábado pela junta militar nigeriana da ruptura do Acordo de...

Níger: Tribunal de Justiça da CEDEAO ordena libertação de Mohamed Bazoum e seu regresso ao poder

O juíz estimou que vários dos seus direitos foram violados: o direito à livre circulação, por estaarem detidos na...

2Rs África Ocidental: Níger vs. Europa

A União Europeia mostra-se preocupada com um aumento nos fluxos migratórios de África, depois de o Níger ter revogado...