26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Von der Leyen vai a Lampedusa em plena crise migratória

PARTILHAR

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai este fim de semana àilha italiana de Lampedusa, onde milhares de migrantes chegaram esta semana. A informação é avançada por fonte da Comissão Europeia. Nesta visita, von der Leyen será acompanhada pela Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni.

Meloni apelou à ajuda de Bruxelas depois de, em apenas três dias, cerca de 8.500 pessoas terem chegado de barco a esta pequena ilha no Mediterrâneo, a 145 quilómetros da costa da Tunísia.

A mais recente vaga migratória deixou Lampedusa a rebentar pelas costuras, obrigado as autoridades italianas e as associações humanitárias a esforços redobrados para gerir uma situação insustentável.

O centro de acolhimento local tem capacidade para quatrocentas pessoas e no espaço de 72 horas chegaram a Lampedusa perto de 8500 pessoas, um número inclusivamente superior à população da ilha, que tem cerca de seis mil habitantes.

Só este ano, até 15 de setembro, Lampedusa acolheu mais de 127.207 migrantes. O número de chegadas, divulgado pelo ministério italiano do Interior, representa quase o dobro do de 2022.

Itália está sob “pressão insustentável”, afirma a primeira-ministra italiana, cujo governo irá aprovar, esta segunda-feira, medidas extraordinárias para lidar com a emergência. Meloni diz ainda ter pedido ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que a questão dos migrantes fosse incluída na agenda da cimeira da União Europeia, em outubro.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Indústria automóvel italiana luta pela sobrevivência, diz grupo de lobby

A indústria automóvel italiana enfrenta uma ameaça existencial se os fabricantes liderados pela Stellantis NV não reverterem a tendência...

Itália questiona proibição da UE sobre motores de combustão a partir de 2035, num revés para o “Acordo Verde” da UE

Autoridades italianas disseram que o plano da União Europeia de proibir a venda de novos veículos a motor de...

Tempestade em Roma: raio atinge e danifica o Arco de Constantino

Na tarde de terça-feira, Roma foi atingida por uma tempestade repentina que despejou mais de 60 milímetros de chuva...

A Primeira-ministra italiana Meloni assume papel de mediadora nas relações entre UE e a China, irritando com isso Bruxelas

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, ofereceu-se para mediar melhores relações comerciais entre a China e a União Europeia, apelando...