A União Europeia deve fazer “tudo o que for preciso” para manter a sua vantagem competitiva enquanto empurra a indústria para uma transição verde, e recrutou o italiano Mario Draghi para ajudar a traçar a estratégia do bloco, disse a Presidente da Comissão Europeia Von der Leyen.
“É hora de facilitar os negócios na Europa”, disse Ursula von der Leyen , na sessão plenária do Parlamento Europeu num discurso esta quarta-feira. “É um imperativo económico e de segurança nacional preservar uma vantagem europeia em tecnologias críticas e emergentes.”
Prestando homenagem a Draghi – o ex-primeiro-ministro e antigo chefe do Banco Central Europeu – como “uma das grandes mentes económicas da Europa”, von der Leyen disse que lhe pediu “que preparasse um relatório sobre o futuro da competitividade europeia”. Ela prosseguiu citando a promessa dele de 2012 de salvar o euro.
O bloco reviu este ano as suas regras em matéria de auxílios estatais para combater os subsídios maciços fornecidos pelos EUA e pela China, especialmente em tecnologias verdes. A UE está particularmente preocupada com as práticas económicas da China, apelando a Pequim para que abra o seu mercado para reequilibrar as relações comerciais bilaterais. O bloco também introduziu novas ferramentas para combater as práticas coercivas da China que visam os seus membros, incluindo a Lituânia.
Von der Leyen apelou a um financiamento europeu comum para financiar as estratégias industriais do bloco. Com o programa “STEP” da UE, que utilizará fundos da UE para projetos críticos, o bloco poderá direcionar dinheiro para tudo, desde tecnologia limpa até computação quântica.
Ela anunciou que convocará este ano uma primeira reunião do novo Clube de Matérias-Primas Críticas da UE, um elemento-chave dos esforços do bloco para desenvolver novas cadeias de abastecimento em minerais essenciais, enquanto trabalha para reduzir a sua dependência de fornecedores únicos, como a China. Esses esforços deverão atingir o auge quando von der Leyen viajar para os EUA neste outono com o objetivo de concluir acordos sobre minerais críticos, bem como acordos sobre aço e alumínio.
A UE proporá um pacote para ajudar a indústria da energia eólica em dificuldades. O seu objectivo é resolver os estrangulamentos e acelerar o licenciamento acelerado, melhorar os sistemas de leilões em todo o bloco, melhorar o acesso ao financiamento e garantir cadeias de abastecimento estáveis. Os governos e as empresas de todo o bloco começaram a manifestar preocupações sobre os custos da mudança verde.