25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Rússia e Ucrânia acusam-se de ataques com drones

PARTILHAR
FONTE:EURONEWS

Moscovo diz que drones ucranianos visaram seis regiões. Kiev denuncia ataque “maciço e coordenado”

A Rússia acusou a Ucrânia de lançar uma vaga de ataques com drones contra alvos em pelo menos seis regiões do oeste do país. Kiev, que não reclama normalmente ações contra o território do país vizinho, não comentou as informações avançadas por oficiais e meios de comunicação russos.

As forças do Kremlin atingiram entretanto a região da capital ucraniana com drones e mísseis num ataque classificado por Kiev como “maciço e coordenado”.

Na frente leste, as batalhas pelo controlo de Kupyansk e Robotyne, mais a sul, são segundo os peritos, pontos cruciais na invasão russa e contraofensiva ucraniana.

Na sequência da recente visita do ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, à Coreia do Norte, os Estados Unidos denunciaram avanços “ativos” nas negociações para que Moscovo compre armamento a Pyongyang.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca:”Qualquer acordo de armas entre a Coreia do Norte e a Rússia violará diretamente várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Continuamos a acompanhar a situação de perto e apelamos à Coreia do Norte para parar as negociações de armas com a Rússia e respeitar os compromissos públicos feitos por Pyongyang de não providenciar ou vender armas à Rússia.”

Um dos principais alvos dos ataques de drones ucranianos em território russo foi o aeroporto de Pskov, perto das fronteiras com a Estónia e a Letónia, obrigando a cancelar todos os voos, com promessas de vingança por parte da Rússia.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Medvedev alerta EUA: evitem a Terceira Guerra Mundial

Dmitry Medvedev, uma autoridade sênior de segurança russa que foi presidente da Rússia de 2008 a 2012, alertou os...

A nova tática da Rússia de atacar civis com drones para gerar pânico na população

Certo dia, pouco antes do meio-dia, Serhiy Dobrovolsky, um comerciante de ferragens, voltou para casa em Kherson, no sul...

Cimeira dos BRICS reúne-se na Rússia para a primeira reunião desde o alargamento, num clima de tensões geopolíticas globais

Os líderes do grupo BRICS+ darão início à primeira cimeira do bloco desde a nomeação de novos membros este...

Lula sofre queda e não viajará para cimeira dos Brics por orientação médica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no Palácio da Alvorada no sábado e não poderá...