25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Angola apela para uma actuação unida de África face à crise climática

PARTILHAR
FONTE:Angop

A secretária de Estado do Ambiente para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Coellho, exortou, em Adis Abeba (Etiópia), para a uma actuação unida de África face à crise planetária de mudança climática, perda de biodiversidade e poluição (incluindo produtos químicos, resíduos e plásticos).

A responsável angolana, que falava na 19ª Sessão Ordinária da Conferência Ministerial Africana sobre o Meio Ambiente (AMCEN), que decorreu na capital etíope, disse ser tempo de África definir uma agenda decisiva para lidar com a boa gestão de produtos químicos e resíduos.

Acrescentou que urge o fortalecimento da implementação dos acordos ambientais internacionais.

Paula Coelho afirmou que a 5ª Conferência Internacional sobre Gestão de Produtos Químicos, a realizar-se em Setembro próxmo, em Bona, Alemanha, constitui uma oportunidade para a África levantar a sua voz, mobilizando a participação de todos os sectores interessados, não só do ambiente, mas da saúde, agricultura e comércio.

Conforme Paula Coelho, as organizações da sociedade civil e do sector privado devem ser, igualmente, mobilizadas para participar no magno evento.

Na conferência de Adis Abeba, que precede a Cimeira Africana do Clima, a decorrer na capital queniana, Nairobi, de 04 a 06 de Setembro, Angola presidiu os Diálogos de Alto Nível, cuja temátima versou sobre finanças climáticas, minerais críticos e protecção do ambiente e vida Humana, com foco no impacto da poluíção plástica.

Segundo uma nota de imprensa da representação diplomática angolana em Adis Abeba, a que a ANGOP teve acesso este domingo, no seguimento da reunião ministerial, Angola participou, também, no Fórum Económico sobre a Investigação Científica para as Altecações Climáticas e na reuniões de concertação entre a Comissão do Clima do Fundo Azul para a Bacia do Congo e sobre poluição do ar.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Nuvem de fumaça de incêndios florestais sufoca Manaus

Capital amazonense atravessa pior outubro de incêndios em 25 anos, com sério perigo de saúde. Ministra Marina da Silva...

Desastres naturais põem a nu fragilidades ambientais de Angola

Angola enfrenta problemas graves ambientais, por causa da poluição atmosférica, da perda da biodiversidade e da gestão de resíduos,...

G20 não chega a acordo sobre pontos-chaves do combate à crise climática

Os ministros do Ambiente do G20 não se puseram de acordo sobre a redução das emissões de gases com...

Humanidade “vampírica” enfrenta crise global iminente de água, diz ONU

“O super consumo e o super desenvolvimento vampírico, a exploração insustentável dos recursos hídricos, a poluição e o aquecimento...