A petrolífera nacional, Sonangol, vai lançar, amanhã segunda-feira, a primeira emissão de obrigações, no valor de 75 mil milhões de kwanzas, através da oferta pública de subscrição.
O anúncio da petrolífera nacional, a que a ANGOP teve acesso, faz menção que a dívida obrigacionista de 75 mil milhões de kwanzas será ao preço unitário de 10 mil kwanzas, correspondente a 7.500.000 obrigações, à taxa de juros de 17,5% ao ano.
A oferta de Obrigações Sonangol 2023-2028 destina-se a pessoas singulares ou colectivas que sejam residentes ou tenham estabelecimento em Angola.
O Banco Fomento Angola (BFA), o Standard Bank e a Áurea – Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários serão os intermediários responsáveis pela colocação das obrigações.
De acordo com a nota, esta emissão enquadra-se na estratégia da empresa de diversificar as suas fontes de financiamento, permitindo alavancar as suas operações e investimentos estratégicos.
Segundo o comunicado, a visão da Sonangol é tornar-se numa companhia de referência, no continente africano, comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento do país.