26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Suécia diz ser alvo de desinformação apoiada pela Rússia sobre Otan e queima do Alcorão

PARTILHAR
FONTE:REUTERS

A Suécia é alvo de uma campanha de desinformação de “atores apoiados pela Rússia” com o objetivo de prejudicar a imagem do país candidato a entrar na Otan ao insinuar que apoiou uma manifestação recente que contou com uma queima do Alcorão, disse o ministro da Defesa Civil na quarta-feira.

A tentativa da Suécia de ingressar na Otan após a invasão da Ucrânia pela Rússia colocou o país no centro das atenções internacionais, enquanto uma série de protestos nos quais os manifestantes queimaram cópias do livro sagrado muçulmano enfureceram os muçulmanos em todo o mundo.

“A Suécia é alvo de uma campanha de desinformação apoiada por atores estatais e afins com o objetivo de prejudicar os interesses suecos e… os cidadãos suecos”, disse o ministro Carl-Oskar Bohlin a jornalistas em entrevista coletiva.

“Podemos ver como os atores apoiados pela Rússia estão amplificando declarações incorretas, como a de que o Estado sueco está por trás da profanação das sagradas escrituras”, disse ele.

“Isso é, naturalmente, completamente falso”, disse Bohlin, acrescentando que tais atores estatais tentaram “criar divisão e enfraquecer a posição internacional da Suécia”.

Não houve resposta imediata da embaixada russa em Estocolmo a um pedido de comentário sobre as declarações do ministro.

Cópias do Alcorão foram queimadas em várias manifestações na Suécia e na Dinamarca neste verão, causando indignação entre os muçulmanos e levando os manifestantes a invadir e vandalizar a embaixada sueca em Bagdá. A Dinamarca e a Suécia disseram que lamentam a queima do Alcorão, mas não podem impedi-lo sob as regras que protegem a liberdade de expressão.

A Turquia, que detém o poder de veto sobre a adesão da Suécia à Otan, condenou os protestos e pediu a Estocolmo que tome medidas contra os perpetradores.

Por Simon Johnson e Johan Ahlander

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Cimeira dos BRICS reúne-se na Rússia para a primeira reunião desde o alargamento, num clima de tensões geopolíticas globais

Os líderes do grupo BRICS+ darão início à primeira cimeira do bloco desde a nomeação de novos membros este...