26.4 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

“Atacar Belarus significará um ato à Rússia”, diz Vladimir Putin

PARTILHAR
FONTE:Reuters

O presidente Russo, Vladimir Putin acusou a Polônia de ter ambições territoriais na antiga União Soviética e disse que qualquer agressão contra a vizinha e aliada Belarussia seria considerada uma agressão contra a Rússia.

“[Em 1939] a Polônia foi abandonada por seus aliados ocidentais, foi lançada para a máquina de guerra alemã e perdeu formalmente sua independência e estado, que foram restaurados em grande parte graças à União Soviética. Foi graças à União Soviética, graças às medidas tomadas por Stalin, a Polônia obteve territórios substanciais nas terras alemãs ocidentais. Isso é um fato”, declarou.

Putin disse que havia relatos na imprensa de planos para uma unidade polaco-lituana a ser usada para operações no oeste da Ucrânia – parte da qual no passado pertencia à Polônia – e, finalmente, para ocupar território lá.

“Sabe-se que eles também sonham com as terras bielorrussas”, afirmou, também sem fornecer provas.

Moscou reagiria a qualquer agressão contra a Belarus “com todos os meios à nossa disposição”, disse Putin em uma reunião de seu Conselho de Segurança em comentários televisionados.

“Quanto aos líderes poloneses, muito possivelmente eles estão contando com a formação de algum tipo de coalizão sob a égide da Otan para se envolver diretamente no conflito ucraniano, a fim de arrancar um bom pedaço da Ucrânia para si”, disse.

“Não vamos nos envolver. Mas, quanto à Belarus, faz parte do Estado da União. A agressão contra a Belarus significará agressão contra a Federação Russa. Responderemos a isso com todos os meios à nossa disposição.”

O Comitê de Segurança de Varsóvia decidiu na quarta-feira última mover unidades militares para o leste da Polônia depois que membros da força mercenária russa Wagner chegaram a Belas, informou ainda a agência de notícias estatal PAP, citando seu secretário de defesa.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Preços do petróleo sobem com ataque a uma refinaria russa pela Ucrânia e redução dos stocks dos EUA

O petróleo subiu depois que os stocks dos Estados Unidos diminuíram pela primeira vez em sete semanas e um...

Estados Unidos preparam repressão a evasão de sanções petrolíferas à Rússia

Os Estados Unidos estão a preparar-se para reprimir a evasão às suas principais sanções à indústria petrolífera russa, numa...

Drone ucraniano atinge edifício administrativo em Kursk

Um drone ucraniano atingiu um edifício administrativo no centro de Kursk, na Rússia, anunciaram as autoridades russas. Há relatos...

Ucrânia afirma ter morto “altos comandantes” da marinha russa

"Altos comandantes" da marinha russa foram mortos ou ficaram feridos durante um ataque de Kiev contra o quartel-general da...