25.2 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Biden irá a Londres, à cimeira da Otan na Lituânia e à Finlândia

PARTILHAR
FONTE:AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará na próxima semana para três países da Europa, incluindo a Lituânia, para uma cimeira da Otan focada no fortalecimento da coalizão internacional que apoia a Ucrânia em sua contraofensiva contra a Rússia.

Biden partirá em 9 de julho para Londres e, em seguida, voará para Vilnius, capital da Lituânia, para participar da cimeira da Otan nos dias 11 e 12 de julho, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Na última etapa de sua viagem, em Helsinque, Biden participará de uma cimeira entre líderes norte-americanos e nórdicos em 13 de julho.

A Finlândia se tornou oficialmente membro da Otan em abril. O país havia solicitado a adesão em fevereiro de 2022, após a invasão russa à Ucrânia, juntamente com a Suécia, mas Estocolmo ainda aguarda o aval da aliança.

“Convidada” para a Otan desde junho de 2022, sua candidatura, que deve ser ratificada pelos 31 estados membros, está bloqueada pela Turquia e Hungria.

Antes de sua viagem, o presidente dos EUA receberá o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, na Casa Branca na quarta-feira, para discutir o processo de adesão de seu país à Otan.

Os aliados ocidentais e Estocolmo têm enfatizado que a Suécia já cumpriu os termos de um acordo para se juntar à aliança pactuado com Ancara no ano passado.

– Pressão da Ucrânia –

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse no sábado que deseja que seu país receba um “convite” para a cimeira de Vilnius para aderir à Otan assim que a guerra com Moscovo terminar.

“Precisamos de um sinal muito claro e compreensível na cimeira de Vilnius de que a Ucrânia pode se tornar um membro da Otan como os outros depois da guerra”, disse a jornalistas em Kiev, ao lado do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

“Esse convite para a aliança é um primeiro passo muito prático, seria muito importante para nós”.

Durante a escala no Reino Unido, Biden visitará o Castelo de Windsor para se encontrar com o rei Charles III pela primeira vez desde a coroação do monarca, além de realizar conversas em Londres com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, um mês após a visita deste a Washington.

Biden buscará “fortalecer ainda mais a estreita relação” com o Reino Unido, disse a Casa Branca, acrescentando que mais detalhes sobre a viagem serão anunciados em breve.

A visita “reflete a forte relação entre o Reino Unido e os Estados Unidos”, disse um comunicado de Downing Street, acrescentando que Sunak “espera receber o presidente Biden no Reino Unido no final deste mês”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Presidente João Lourenço em Accra para reunião da União Africana

Os líderes africanos iniciaram este domingo 21 de Julho, em Accra, República do Ghana, uma Cimeira para discutir os...

Biden testa positivo para covid-19 em meio a disputa política por sua candidatura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19 em Las Vegas, onde estava cumprindo uma agenda...

Biden vs Trump: quem quer que Joe Biden seja substituído?

O célebre escritor norte-americano Stephen King juntou-se a outras celebridades para criticar o Presidente Joe Biden antes das eleições...

Biden diz em entrevista que se sentia mal durante debate com Trump

“Eu estava doente, me sentia péssimo”, disse o presidente americano, Joe Biden, em entrevista à rede de TV ABC,...