22 C
Loanda
Sábado, Setembro 21, 2024

MPLA esclarece medidas de retirada de subsídios à gasolina

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

Quadros e militantes do MPLA no município do Andulo, província do Bié, foram exortados, esta quinta-feira, para maior esclarecimento da população, em geral, sobre as medidas de mitigação da retirada parcial da subvenção à gasolina.

A exortação veio da primeira-secretária do MPLA no Andulo, Celeste Elavoko David Adolfo, durante um encontro com os militantes da localidade de Cariongo, que abordou, entre outros assuntos, a importância da implementação do Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda) e do processo de entrega de cartões de subvenção à gasolina aos operadores de táxi e moto-táxi.

A política referiu que as medidas de redução gradual da subvenção aos combustíveis, com realce para a gasolina, vai permitir ao Executivo angolano arrecadar mais receitas, que deverão ser canalizadas em prol do bem-estar socioeconómico das famílias, através do aumento da oferta de bens e serviços, resultantes da construção de mais infra-estruturas sociais.

Por isso, Celeste Adolfo defendeu a necessidade dos quadros e militantes do MPLA estarem cada vez mais unidos e contribuírem com ideias e acções positivas, para que o Governo angolano encontre, rapidamente, soluções dos problemas socioeconómicos.

Referia-se que Governo angolano procedeu no princípio deste mê, a retirada gradual dos subsídios aos combustíveis, que incidiu, nesta primeira fase, sobre o preço da gasolina, que passou de 160 Kwanzas para KZ 300 o litro, isentando os operadores de táxi, moto-táxi e de pesca artesanal, recentemente licenciados e cadastrados, assim como os transportes públicos urbanos.

Desta feita, as autoridades da província do Bié prosseguem com a campanha de licenciamento e cadastramento dos operadores de táxi e de moto-taxistas, com a criação de 11 postos de atendimentos, sendo três na cidade do Cuito e um em cada uma das sedes municipais, para além de brigadas móveis que atendem as comunas.

Até ao momento, mais de quatro mil 762 cartões de subvenção à gasolina foram entregues, aos operadores de táxi e moto-taxistas da província do Bié, que lhes permite continuar a pagar o preço de 160 Kwanzas, contra os 300 em vigor, com o objectivo de assegurarem a normal circulação de pessoas e bens.

Para o efeito, o gabinete dos Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana e Associação dos Motoqueiros e Transportadoras de Angola, “AMOTRANG”, promovem campanhas de sensibilização sobre as vantagens da alteração do preso da gasolina, assim como da importância do licenciamento dos operadores de táxi, moto-táxi e de embarcações de pesca artesanal. JEC/BAN/ALH

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden diz a Trump que os migrantes são o ‘sangue’ dos Estados Unidos

Se Donald Trump quer “baixar a temperatura política, deve parar de dizer que os migrantes estão envenenando o sangue...

Zelensky diz que “espera” que Biden apoie o seu plano para acabar com a guerra com a Rússia

O chefe de Estado ucraniano será recebido na Casa Branca, a 26 de setembro, por Joe Biden e, separadamente,...

Parlamento Europeu reconhece o opositor Edmundo González como presidente da Venezuela

O Parlamento Europeu reconheceu, nesta quinta-feira (19), o opositor Edmundo González Urrutia como o “presidente legítimo e democraticamente eleito”...

Bolsonaro chama Moraes de ‘ditador’ durante manifestação de apoiadores em São Paulo

Aplaudido por dezenas de milhares de manifestantes em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro chamou, neste sábado (7), de...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema