O secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, encontra-se, desde quinta-feira, em visita de trabalho na província do Cunene, no sentido de orientar o processo de auscultação pública da Estratégia de Longo Prazo Angola 2050.
Para o Cunene, o acto de consulta pública, marcado para esta sexta-feira (2), vai juntar membros do governo, sociedade civil, empresários, autoridades tradicionais e religiosas, parceiros do sector privado, entre outros.
Em declaração à imprensa, o secretário de Estado disse tratar-se de uma ferramenta base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional, cuja consulta pública decorre no período de 19 de Maio a 15 de Junho no país.
Milton Reis referiu ser um processo bastante importante por permitir obter contribuições para enriquecer o documento que vai reger a vida dos angolanos nos próximos anos.
Conforme o responsável, Milton Reis disse que o documento trará uma visão global para Angola nos próximos 27 anos e contém cinco eixos prioritários de desenvolvimento.
Esclareceu que o primeiro eixo está relacionado com a valorização do capital humano, segundo uma infra-estrutura moderna e competitiva, terceiro eixo uma economia diversificada e próspera.
O quarto eixo da Estratégia de Longo Prazo 2050 encaixa um ecossistema resiliente e sustentável e o quinto eixo uma nação justa e com igualdade de oportunidades.
Entretanto, realçou que a intenção é a valorização do capital humano, obter melhor mobilidade e acesso aos vários serviços públicos, diversificação da economia e criar uma nação mais justa e que ofereça oportunidades para todos.
Com uma superfície de 87 mil 342 quilómetros quadrados e um milhão 17 491 habitantes, a província do Cunene está dividida administrativamente por seis municípios e 20 comunas.FI/LHE/VM