24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Secretário de Estado americano anuncia cessar-fogo de 72 horas no Sudão

PARTILHAR
FONTE:VOA

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou na noite de segunda-feira, 24, que as Forças Armadas Sudanesas (FAS) e as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) aceitaram um cessar-fogo de 72 horas, “após dois dias de intensas negociações”.

O acordo entra em vigor nesta terça-feira, 25 de abril.

“Durante este período, os Estados Unidos exortam a SAF e a RSF a manter imediata e totalmente o cessar-fogo. Para apoiar um fim duradouro dos combates, os Estados Unidos coordenarão, com parceiros regionais e internacionais e partes interessadas civis sudanesas, a criação de um comité para supervisionar a negociação, conclusão e implementação de uma cessação permanente das hostilidades e ajuda humanitária”, lê-se na nota em que o secretário de Estado Blinken anunciou o acordo.

O conflito entre as FAS e RSF já fez pelo menos 427 mortos desde o dia 15 de Abril.

Em Nova Iorque, secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a violência num país que faz fronteira com as regiões do Mar Vermelho, do Corno de África e do Sahel “representa o risco de uma conflagração catastrófica que pode envolver toda a região e além”.

Dezenas de milhares de pessoas, incluindo sudaneses e cidadãos de países vizinhos, fugiram nos últimos dias para Egipto, Chade e Sudão do Sul, apesar da instabilidade e das condições de vida difíceis nesses lugares.

Estados Unidos e vários governos evacuaram os seus diplomatas, enquanto o Executivo de Moçambique também retirou 22 estudantes e um padre que viviam no Sudão.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Sudão: “A guerra mais esquecida do nosso tempo”

No extremo leste do Chade, mulheres com roupas coloridas tentam cozinhar numa fogueira improvisada, em frente às tendas dos...

Sudão retoma diálogo sem dar pausa nos combates

Os generais rivais do Sudão estão de volta à mesa de negociações na Arábia Saudita, mas os combates continuam...

Guerra no Sudão mata mais que dobro em Cartum do que mostram dados oficiais, segundo contagem independente

No início de maio, uma forte explosão abalou Shambat, um bairro ao norte de Cartum, capital do Sudão. Moradores...

Ataques e deslocamentos se espalham em Darfur, no Sudão

A força paramilitar que luta contra o Exército no Sudão assumiu o controle de uma cidade no Estado de...