24.3 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Mercado imobiliário ganha obra científica sobre gestão dos condomínios

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

Um livro académico, intitulado “O condomínio – regime jurídico e modo de tributação”, foi lançado esta quinta-feira, em Luanda, com objectivo de clarificar as regras de gestão e vivência dos condomínios em Angola – um título da autoria do jurista Cláudio Paulino dos Santos.

Com 227 páginas, a obra científica visa, igualmente, superar a lacuna da ausência da aplicação dos instrumentos jurídicos ou da legislação sobre este sector no país, facto que faz com que a generalidade dos condomínios “não funcione em conformidade com a lei”.

Em declarações à imprensa, após o acto de apresentação da referida obra, Cláudio dos Santos justificou que o incumprimento da lei por parte dos condóminos tem a ver com as razões históricas e culturais, com destaque para o desconhecimento da “figura da propriedade horizontal e do condomínio”.

Este desconhecimento, prosseguiu, dificulta os condóminos a perceberem a real importância do pagamento da taxa condominiais, do fundo de reserva, assim como a realização de assembleias gerais e elaboração de um regulamento do condomínio, que define os direitos e os deveres dos moradores.

Segundo o também docente universitário, este livro vem recordar aos moradores e gestores de condomínios a cumprirem com a legislação sobre este sector em vigor no país, nomeadamente o Código Civil e o Regime Jurídico dos Condomínios (Decreto Presidencial 141/15).

Dividido em oito capítulos, o livro, que custa 10 mil kwanzas, resultou de investigações/pesquisas feitas em 16 condomínios das províncias de Luanda, Huíla e Benguela. É a terceira obra científica literária de Cláudio Paulino dos Santos.

A obra, que é um elucidário sobre o modo de constituição, funcionamento, extinção e questões ligadas à tributação a que se obrigam os condomínios, traz um conjunto de dados que poderão contribuir para uma melhoria na gestão de condomínios, assim como para uma postura mais solidária, cidadã e social da parte dos condóminos, segundo o autor.

Entre outros temas, o livro, destinado, essencialmente, à comunidade académica, retrata a necessidade das contribuições condominiais, as penalizações e as execuções judiciais dos condóminos, o modelo de tributações subjacente a esta realidade imobiliária, regime fiscal aplicável aos gestores e aos fornecedores de serviços.QCB/PPA

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...

Ministro do Petróleo, cargo de alto risco na Venezuela

Cinco dos oito ministros do Petróleo nos dez anos do presidente Nicolás Maduro no poder na Venezuela acabaram foragidos...

Governo prevê concluir pagamento da dívida com a China até 2028

O director da Unidade de Gestão da Dívida (UGD), Dorivaldo Teixeira, disse quinta-feira, em Washington (EUA), que o Governo...

JPMorgan espera aumento do investimento na África do Sul devido ao optimismo económico

A África do Sul está preparada para um aumento do investimento directo estrangeiro (IDE) já no próximo ano, estimulada...