27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Forte seca causa preocupação no Uruguai

PARTILHAR
FONTE:AFP

A preocupação aumenta a cada dia no Uruguai devido à forte seca, que destrói plantações e drena reservatórios de água destinados às cidades.

A represa Canelón Grande, localizada a 61 km de Montevidéu, no departamento de Canelones, secou a ponto de aparecerem rachaduras na terra antes coberta de água.

O reservatório foi pensado originalmente para a irrigação, e também era usado para abastecer uma das principais infraestruturas de distribuição de água potável do país, conhecida como Águas Corrientes, que atende à capital, Montevidéu, e à sua região metropolitana.

O Uruguai, país de quase 3,5 milhões de habitantes, tem mais da metade de sua população concentrada nessa área urbana e suburbana. O vice-secretário-geral da agência estatal de águas (OSE), Juan Martín Jorge, explicou à AFP que, em termos de água potável, o país vive “uma situação crítica, mas controlada”, graças ao uso de reservatórios alternativos e caminhões-pipa, que solucionam a escassez em todo o país.

O Uruguai tem a possibilidade, inclusive, de recorrer à água do Rio da Prata e torná-la potável. “Não está previsto um corte d’água”, enfatizou Jorge.

Desde o começo de fevereiro, no entanto, o governo proibiu o uso de água potável para fins não prioritários, como regar jardins ornamentais ou lavar veículos.

No setor agropecuário, a situação é de extrema gravidade. É “o maior prejuízo da agropecuária e da economia nacional nos últimos 30 anos”, ressaltou o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Fernando Mattos, citado ontem pelo jornal “El Observador”.

No Uruguai, um país da agropecuária por excelência, muitas plantações que costumam ser usadas para obter grãos não vingaram e estavam sendo consumidas pelo gado ou, no melhor dos casos, armazenadas em silos como alimento, antes de um inverno que se anuncia difícil, devido à escassez de pastagens.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Espanha: 211 mortos e milhares de desaparecidos

Em Espanha, sobre para 211 o número de mortos na sequência das inundações, num balanço ainda provisório. De acordo...

O regulador de energia da Zâmbia rejeitou aumento de 156% no preço da energia à medida que a seca aprofunda os cortes

O regulador de energia da Zâmbia rejeitou a proposta da empresa estatal de energia de aumentar as tarifas de...

El Niño e alterações climáticas: quase 68 milhões de pessoas sofrem com a seca na África Austral

Cerca de 68 milhões de pessoas na África Austral estão a sofrer os efeitos da seca induzida pelo El...

A seca induzida pelo El Niño poderá obrigar a Zâmbia a aumentar as tarifas de eletricidade até 156%

O regulador de energia da Zâmbia está a examinar um pedido da empresa estatal de energia para aumentar as...