O grupo Itchiacu Tchiacu, do bairro Lombo-Lombo, município de Cabinda, com adança, Mayeye, sagrou-se vencedor do Carnaval edição2023, na classe de adultos, com 952 pontos.
Como prémio recebeu um milhão de kwanzas, enquanto na segunda posição ficou o grupo ”Kotukua Tu Moknua”, com 906 pontos, tendo arrebatado o valor de 800 mil kwanzas.
Em terceiro lugar ficou o grupo Liceu de Cabinda, com a dança merengue, com 815 pontos, e recebeu de prémio 600 mil kwanzas.
Na quarta posição quedou-se o grupo carnavalesco do Instituto Médio de Economia do Cabassango (IMEC), ao totalizar 797 pontos, e recebeu de prémio 400 mil kwanzas.
Leonor Conde, do grupo IMEC, do bairro Cabassango, foi eleita a rainha do carnaval com 365 pontos e recebeu 75 mil kwanzas.
O desfile provincial do carnaval, decorrido no largo defronte ao Centro Cultural Chiloango, contou com a presença de 16 grupos.
O corpo de jurado composto por sete membros, chefiado por Simão Capita, teve como critério de classificação o enredo, teatralização, coreografia, indumentária, capacidade de mobilização, alegoria, história da letra e música, bem como a dança. ING/PL/ART