25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Somália: Combatentes do Al-Shabab mortos em ataque aéreo dos EUA

PARTILHAR
FONTE:VOA

Militares dos Estados Unidos da América informaram no domingo que 12 militantes do al-Shabab foram mortos num novo ataque aéreo, no centro da Somália.

O Comando dos Estados Unidos em África, conhecido como AFRICOM, disse em comunicado que o ataque de “autodefesa colectiva” ocorreu a 10 de Fevereiro “a pedido do Governo Federal da Somália”.

O ataque ocorreu numa área remota a aproximadamente 45 quilómetros a sudoeste da cidade portuária de Hobyo, no Oceano Índico, cerca de 472 quilómetros a nordeste de Mogadíscio, segundo o comunicado.

O AFRICOM não especificou o local, mas a imprensa do governo somali informou que ocorreu em Donlaye, perto da cidade de Amara, no estado de Galmudug. O governo somali afirmou que 117 militantes foram mortos na operação de sexta-feira.

O brigadeiro-general Mohamed Tahlil Bihi, comandante de infantaria do exército nacional da Somália, disse à imprensa estatal que os militantes estavam em trincheiras lutando contra as forças do governo somali. Ele também confirmou que um ataque aéreo atingiu os militantes durante o tiroteio com as forças somalis.

O AFRICOM disse que o ataque ocorreu num local remoto e que nenhum civil foi ferido ou morto.

“O Comando dos Estados Unidos em África continuará a avaliar os resultados desta operação e fornecerá informações adicionais conforme apropriado”, diz o comunicado. “Detalhes específicos sobre as unidades envolvidas e os activos utilizados não serão divulgados para garantir a segurança das operações.”

É o terceiro ataque de “autodefesa colectiva” dos militares dos EUA na Somália este ano.

Os dois ataques anteriores ocorreram a 20 de Janeiro, perto da cidade de Galcad, matando aproximadamente 30 combatentes do al-Shabab, e a 23 de Janeiro, perto da cidade de Harardhere, matando dois militantes.

Além disso, os EUA conduziram uma operação de contra-terrorismo a 26 de Janeiro, que matou Bilal al-Sudani, um importante comandante do ramo do Estado Islâmico na Somália, nas montanhas Cal-Miskaad, na região semi-autónoma de Puntland.

O governo da Somália tem se engajado em operações militares destinadas a recuperar territórios do al-Shabab. Os governos dos EUA e da Turquia têm fornecido apoio aéreo ao exército somali.

Ambos os governos também estão a treinar forças de elite da Somália, que estiveram na vanguarda das recentes operações militares.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Israel vai lançar “ataque de larga escala” contra o Irão em breve

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já sabe quando e como vai ocorrer a retaliação israelita Os membros do...