A estilista angola Francisca Cunha, vencedora do concurso Angola Fashion Swow, manifestou, este sábado, no Huambo, o desejo de conquistar o palco internacional da moda, no Festival dos Países de Língua Oficial Portuguesa (FESTPALOP).
Trata-se de um concurso de moda nacional, decorrido em Janeiro último, na capital do país, Luanda, onde a estilista Francisca da Cunha, natural do Huambo, sagrou-se vencedora, numa disputa com 16 concorrentes, tendo como o prémio, entre outros, a participação no desfile FESTPALOP, a realizar-se em Portugal, entre 27 e 28 de Maio próximo.
Em declarações à ANGOP, durante a gala de apresentação do troféu arrebatado em Luanda, disse que, entre os principais desafios, para além de uma representação condigna de Angola no concurso, consta a conquista do prémio de primeiro lugar no FESTPALOP, para elevar a moda local a nível internacional.
Acrescentou que, após o FESTPALOP, espera de igual modo, estabelecer várias parcerias com estilistas de outros países, para promover a capacidade criativa de Angola no desenvolvimento de roupas mais complexas.
Francisca da Cunha disse que o facto de ser natural do Huambo e vencer o concurso Angola Fashion Week, demonstra as potencialidades e as valências dos estilistas desta região do Planalto Central no mundo da moda.
Informou que durante o concurso foram apresentados vestidos típicos e clássicos nacionais, na qual foram avaliados a criatividade, o design, as modelos que apresentaram as peças e o perfil dos estilistas.
Por seu turno, a estilista e organizadora de eventos Alexa Tomás, ao apresentar a vencedora do concurso Angola Fashion Week, disse ser um momento de bastante orgulho, que enaltece o talento da moda feita na província do Huambo.
Francisca da Cunha, de 27 anos, natural do Huambo, é estilista há dois anos.