Os administradores municipais da província do Moxico estão a melhorar as competências de gestão sobre licenciamento de actividades no Portal do munícipe (PM), arrecadação de receitas e módulo de concessão de direitos fundiários.
A ser promovida pelos Ministérios das Finanças e da Administração do Território, a acção formativa, com duração de 15 dias, visa capacitar os gestores em matéria de licenciamento das actividades dos sectores do Comércio, Indústria, dos Transportes, Energia, postos de abastecimentos e venda de derivados de petróleo.
Ao intervir no encontro, o técnico da direcção nacional do Ministério da Administração do Território, Adolfo Ricardo, disse que a II fase de formação enquadra-se no âmbito do processo de transferência de competências aos órgãos da administração local do Estado.
Por via desta acção formativa, disse, os gestores poderão ter domínio dos novos módulos inseridos no Portal do Munícipe, de modo a responder com celeridade às solicitações dos cidadãos.
O vice-governador para esfera Técnica e Infra-estrutura, Wilson Augusto, afirmou que esta acção vai garantir eficácia nos serviços do Estado perante os cidadãos, augurando empenho dos administradores para a melhoria da vida dos munícipes.
O Portal do Munícipe foi lançado em 2021 para acompanhar todo o processo de cobranças de taxas, licenças e multas, resultantes de serviços que as administrações locais prestam.