A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) no troço Huambo/Lobito retomou, neste sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis veículos vagões cisternas, no município do Ucuma.
Em declarações à ANGOP, via WhatsApp, o administrador para área Técnica do CFB, Ottoniel Manuel, disse que os trabalhos para a retomada da circulação dos comboios de passageiros e de mercadorias foram executados pelos técnicos da empresa, com o carrilamento dos veículos.
Feito o carrilamento, acrescentou, seguiu-se a reposição dos parâmetros geométricos da via, voltados à substituição e assentamento de travessas, ripagem, perfilamento e recarga de balastro.
O responsável referiu que, apesar de se ter dado a via livre com restrições, por volta das 17h05 minutos, as equipas técnicas permanecerão no quilómetro até a retirada dos três vagões cisternas tombados e o respectivo encaminhamento para as oficinas, bem como a consolidação da via férrea.
Recorda-se que o descarrilamento dos seis vagões cisternas e grua de um comboio de mercadoria ( material cisterna da Sonagás ) n° 59208, locomotiva n° 1837, ocorreu no ponto quilométrico 284+00, no troço Ucuma/Longonjo, na província do Huambo.
Trata-se do primeiro acidente de género ocorrido, este ano, na província do Huambo, sendo que o último ocorreu em Abril de 2022, na localidade do Lépi, município do Longonjo.
De referir que a circulação de comboios do CFB esteve interrompida durante alguns dias, em Outubro de 2022, devido ao descarrilamento de um comboio, na vizinha província do Bié.