24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

UNITA reitera importância das autarquias locais

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

O secretário da UNITA na província do Moxico, Afonso Baptista Dumba, reiterou hoje, no Luena, a necessidade da realização das autarquias, tendo em vista a melhoria da vida da população.

No entender do secretário da UNITA, que falava na abertura do ano político do seu partido no Moxico, para 2023, a implementação das autarquias contribuirá para uma participação mais activa do cidadão nas decisões locais.

O Executivo angolano anunciou, recentemente, um Plano Integrado de Institucionalização das Autarquias Locais no decurso do I trimestre deste ano a ser executado por uma Comissão Interministerial criada através de um Despacho Presidencial.

Nesse capítulo, a Proposta de Orçamento Geral do Estado para 2023 acautela, de forma satisfatória, os recursos para a Reforma da Administração Local, concretamente o Programa de Institucionalização das Autarquias Locais.

Na proposta do orçamento está ainda acautelada a construção e reabilitação de infraestruturas administrativas e autárquicas para o funcionamento das futuras câmaras municipais e assembleias das autarquias.

Contempla, também, a realização do registo eleitoral com características de prova de vida, o reforço da desconcentração administrativa, a alteração da divisão político- administrativa, o diagnóstico municipal dinâmico, a estratégia de comunicação, bem como a conclusão do pacote legislativo autárquico.

Ainda sobre as autarquias, o secretário da UNITA, Afonso Dumba, reiterou que está interessada para contribuir, “profundamente”, no Pacote Legislativo Autárquico na Assembleia Nacional.

Afonso Dumba afirmou, também na ocasião, que o país precisa descentralizar a política administrativa, combater de forma cerrada a corrupção, tornar independente a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e a despartidarização das instituições do Estado.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A Crise Democrática em Angola e o Apelo à Alternância – Análise do Discurso de Adalberto Costa Júnior

O discurso feito por Adalberto Costa Júnior (ACJ), presidente da UNITA, em Lubango no dia 11 de outubro de...

Proposta da UNITA das autarquias aprovada pelo Parlamento

A Assembleia Nacional de Angola aprovou nesta sexta-feira, 23, por unanimidade na generalidade o projeto de lei da institucionalização...

Bispos Católicos angolanos defendem a urgência da implantação das autarquias

Os Bispos católicos angolanos juntaram-se ao actual debate em curso no país em torno das autarquias, com uma posição...

UNITA apresenta Projecto de Lei sobre Autarquias Locais

O Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) apresentou esta terça-feira, em Luanda, o projecto de Lei Orgânica da Institucionalização Efectiva...