O diplomata Joaquim do Espírito Santo apresentou, nesta sexta-feira, as suas cartas credenciais a governadora-geral do Canadá, Mary J. May Simon, dando início da sua função como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola neste país.
A cerimónia de acreditação decorreu na residência oficial da governadora-geral em Rideau Hall, Ottawa, seguida de um encontro dedicado a cooperação bilateral, segundo uma nota de imprensa da representação diplomática chegada à ANGOP.
Joaquim do Espírito Santo, que desempenhará a sua função como embaixador não-residente, aproveitou a oportunidade para manifestar o desejo do Governo angolano de promover um encontro, ao mais alto nível, no sentido de se aprofundar as relações de cooperação bilateral.
Agradeceu ao Governo do Canadá pelo apoio para a abertura do Consulado de Angola em Toronto, cuja inauguração está para breve.
“Com este passo, o país estará em condições de dar continuidade à assistência local da comunidade angolana residente no Canadá”, disse.
Por sua vez, a governadora-geral realçou a importância da presença de Angola no Canadá, um acto muito esperado e significativo, por permitir o relançamento da cooperação entre os dois países.
Angola e o Canadá estabeleceram relações político-diplomáticas em Fevereiro de 1978. No quadro destas relações, os dois países sempre mantiveram laços de cooperação amistosos que se traduziram na assinatura de vários instrumentos jurídicos e na realização de fóruns empresariais e económicos.
Para além de Angola, apresentaram as cartas credenciais os embaixadores das repúblicas da Costa Rica, Maurícias, Democrática do Laos e do Estado Independente de Somoa.