O concurso público para as 360 vagas na Administração Geral Tributária (AGT) está aberto desde hoje, 19 de Janeiro, com submissão das candidaturas no portal do Serviços Públicos Electrónicos do Governo de Angola (SEPE) (www.sepe.gov.ao), um endereço válido para o efeito.
De acordo com a publicação oficial na edição desta quinta-feira do Jornal de Angola feita pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP-E.P), as candidaturas serão submetidas num prazo de 20 dias úteis no referido portal electrónico.
São documentos a submeter, o bilhete de identidade, certificado de habilitações do ensino médio e um requerimento dirigido à ministra das Finanças, Vera Daves, cujo modelo está disponível em www.enapp.gov.ao/concurso-público.
Os candidatos podem candidatar-se em quer província, mas em uma vaga apenas.
O corpo de jurado para este processo também já é conhecido, sendo o presidente da mesa, Nelson Feijó de Almeida, de acordo com a publicação da ENAPP-EP, entidade oficial que vai conduzir o processo.
O Despacho público do Ministério das Finanças em Diário da República, 11 de Janeiro, confirma a necessidade do reforço de pessoal na AGT com as referidas vagas na categoria de Técnico Médio Tributário de Terceira Classe.
As vagas disponíveis por províncias estão repartidas nas 5ª ,6ª e 7ª Regiões Tributárias, cobrindo o Bié (7), Namibe (10), Huíla (10), Cunene (36), Cuando Cubango (34), Lunda Norte (22), Lunda-Sul (21), Moxico (27) e Luanda-sede (20).
As profissões a recrutar, para 310 vagas, estão ligadas as especialidades de técnicos de navegação e controlo aduaneiro, de fiscalização aduaneira, de contencioso (aduaneiro e fiscal), de inspecção aduaneira/fiscalidade e contabilidade.
Outras 40 vagas serão preenchidas por técnicos ligados à operação de scanners e Raio-X, de CCTV.
Enquanto outros 10 lugares estão disponíveis para técnicos informáticos, com valência em administração de sistemas, levantamento de requisitos de base de dados e desenvolvimento do sistema de infra-estruturas