Cento 83 pessoas morreram e outras mil 371 ficaram feridas, vítimas de mil 283 acidentes de viação registados durante o ano de 2022, na Huíla, com uma diminuição de 21 óbitos em comparação ao igual período de 2021.
Relativamente ao mesmo período de 2021 houve ainda uma diminuição de 128 acidentes e o aumento de 237 feridos.
Entre a tipologia dos acidentes destaca-se os atropelamentos (392), colisões entre veículos automóveis e motociclos (297), despistes (156), colisões entre motociclos (113), capotamentos (54) e choque contra obstáculos fixos (48).
O excesso de velocidade, a condução sob efeito do álcool, a falta de precaução, a ignorância das regras de trânsito, o mau estado técnico dos veículos e a má travessia de peões nas vias foram as causas dos acidentes referido.
O Lubango foi o municipio que mais acidentes registou, com uma taxa de 60 por cento, ao passo que o da Humpata foi o que menos casos alistou, com seis por cento.
Em declarações à ANGOP hoje, quinta-feira, no Lubango, o delegado provincial do Ministério do Interior (MININT) na Huíla, comissário Divaldo Martins, ao fazer o balanço dos acidentes, afirmou que a preocupação cinge-se mais no número de vítimas.
Declarou estarem a atingir um número de vítimas mortais e feridas próximas de um país, considerando a dimensão da província, quantidades aproximadas às taxas de mortalidade que tinham no período da guerra.
Lamentou as mortes que ainda continuam a registar diariamente por acidentes, vitimando fundamentalmente crianças e jovens, um problema que impacta directamente a vida do cidadão.
Referiu que face a gravidade e o drama da situação, exige um esforço conjugado de todos os órgãos do MININT na Huíla para conseguirem fazer com que as acções preventivas e de fiscalização sejam capazes de devolver a paz nas estradas.
A província da Huíla tem o segundo parque automóvel do país, com mais de 500 mil veículos registados.
A Huíla, com uma população estimada em três milhões 282 mil 968 habitantes, é a segunda mais populosa do país, depois de Luanda e tem 14 municípios.