26 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

MININT elogia postura da população na passagem de ano

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

O director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Interior no Huambo, Martinho Kavita Satito, elogiou hoje, domingo, a postura da população durante a passagem de ano, decorrida de forma tranquila e pacífica.

Ao falar à imprensa, o também superintendente-chefe da Polícia Nacional, disse que a transição decorreu, de forma tranquila, calma e pacífica, sem o registo de ocorrências que preocupam as forças da ordem pública, devido ao comportamento demonstrado pelos cidadãos.

Referiu que a população se absteve das práticas capazes de comprometer o clima de paz e de segurança pública.

Segundo o responsável, apesar da intensa chuva, vários cidadãos se fizeram às ruas da cidade do Huambo e arredores para celebrar, o regresso das festas de passagem de ano.

“Até ao momento, não se registou nada de anormal, pois os cidadãos souberam, de forma inteligente, interpretar o verdadeiro sentido da ocasião que deve ser vivida com responsabilidade”, enfatizou.

Durante a transição de ano, foram realizadas várias operações pelos orgãos executivos do Ministério do Interior, que consistiram em vistorias dos cais de festas de fim de ano, assim como em ruas e bairros, com o propósito de flagrar possíveis actos de incivilidades e reprimir as acções que atentarem contra a ordem e a tranquilidade públicas.

Para o efeito, o Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional montou vários postos, onde interpelou dezenas de automobilistas e motociclistas, sobre a necessidade do cumprimento das normas do Código de Estrada, no quadro das acções de prevenção e combate à sinistralidade rodoviária.

Durante a operação, iniciada no passado dia 29, com duração de 15 dias, os utentes da via foram, igualmente, submetidos a testes de alcoolemia, para se determinar o nível de etanol no sangue.

Referia-se que o gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na legalizou 73 solicitações para festas de fim de ano, sendo 41 no município do Huambo, 12 no da Caála, oito no Bailundo, enquanto o Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Longonjo e Ucuma, têm duas cada.

Com uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, vivem na província do Huambo mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos 11 municípios: Bailundo e Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministra de Estado destaca engajamento da igreja na promoção da paz

A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, destacou, este sábado, a necessidade de um maior engajamento das...

Acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece no Huambo

A cidade do Huambo acolhe, quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional,...

Comboio do CFB colhe mortalmente cidadão no Cachiungo

Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio...

Huambo contemplado com centro de formação de alta tecnologia

A infra-estrutura, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao...