26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Mortes por Covid na China aceleram para 9.000 por dia, diz empresa britânica

PARTILHAR
FONTE:REUTERS

Cerca de 9.000 pessoas provavelmente estão morrendo de Covid-19 por dia na China, disse a empresa de dados de saúde Airfinity, com sede no Reino Unido, nesta quinta-feira, quase dobrando sua estimativa em relação à semana anterior.

As infecções por Covid começaram a se espalhar pela China em novembro, acelerando este mês depois que Pequim desmantelou suas políticas rígidas contra a doença, incluindo testes regulares de PCR em sua população e publicação de dados sobre casos assintomáticos.

As mortes cumulativas na China desde 1º de dezembro provavelmente chegaram a 100.000, com infecções totalizando 18,6 milhões, disse a Airfinity em comunicado. A empresa afirma que usa modelagem com base em dados das províncias chinesas antes da implantação de recentes mudanças nos casos de notificação.

A Airfinity prevê que as infecções por Covid na China atinjam seu primeiro pico em 13 de janeiro, com 3,7 milhões de casos por dia.

Isso contrasta com os números de casos relatados pelas autoridades de saúde por dia, depois que uma rede de teste de PCR foi amplamente desmantelada, à medida que as autoridades passaram da prevenção de infecções para o tratamento delas.

A previsão da Airfinity é de que as mortes atinjam o pico em 23 de janeiro, cerca de 25.000 por dia, com mortes cumulativas atingindo 584.000 desde dezembro.

Desde 7 de dezembro, quando a China alterou sua política, as autoridades relataram 10 mortes por Covid.

Autoridades de saúde disseram recentemente que definem uma morte por Covid como a de um indivíduo que morre de insuficiência respiratória causada pela Covid-19, excluindo mortes por outras doenças e condições, mesmo que o falecido tenha testado positivo para o vírus.

Em 28 de dezembro, o número oficial de mortes por Covid na China era de 5.246 desde o início da pandemia em 2020.

A Airfinity prevê 1,7 milhão de mortes em toda a China até o final de abril, de acordo com seu comunicado.

Por Ryan Woo e Joe Cash

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Como poderão as relações da África com a China e os EUA evoluir na era Trump?

À medida que chegam notícias sobre as escolhas do gabinete do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, muitos estão...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

A China e a Indonésia aumentam a cooperação e assinam acordo de 10 mil milhões de dólares em energia e tecnologia verdes

A China e a Indonésia assinaram no domingo acordos no valor de 10 mil milhões de dólares no Fórum...