Vinte e oito motorizadas, destinadas ao reforço da assistência técnica aos camponeses dos cinco municípios da província do Namibe, foram entregues aos pequenos produtores, esta quarta-feira, em Moçâmedes, pelo governador local, Archer Mangueira, no âmbito do projecto de Resiliência da Agricultura Familiar (SREP).
Trata-se de meios que vão apoiar os camponeses das Estações de Desenvolvimento Agrário (EDA) e dos municípios de Moçâmedes, Tômbwa, Bibala, Camucuio e Virei.
A iniciativa conta com o financiamento do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e co-financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), segundo o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Zonza Puissa.
Sem precisar os valores, explicou que a entrega dos meios marca um passo importante para dinamização da agricultura familiar na província.
O responsável acrescentou que o projecto inclui formação dos técnicos, de acordo com a especificidade e a tipologia de cada município, para alavancar as culturas mais importantes de cada região.
“Temos tido dificuldades de locomoção nas zonas rurais para capacitar os agricultores com boas práticas agrícolas, incialmente fomos contemplados com três viaturas e agora recebemos 28 motorizadas”, disse..
Conforme o responsável, com os meios entregues, os técnicos formados vão capacitar as famílias camponesas com técnicas que vão permitir alargar a produção, visando maximizar os seus lucros.
De salientar que a campanha agricola 2022/2023 na provincia do Namibe conta com o envolvimento de 47 mil 827 familias camponesas. A mesma prevê produzir 431 toneladas de produtos diversos.
ANGOP