27 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Congresso peruano rejeita antecipar eleições

PARTILHAR

As cenas de violência sucedem-se no Peru, com mais de 20 mortos registados, numa altura em que o Conselho de Estado se reuniu de urgência, acabando por declarar o apoio à atuação da polícia e das forças armadas nestes últimos dias.

Apesar do estado de emergência declarado e do recolher obrigatório, prosseguem os protestos pela libertação do presidente deposto, Pedro Castillo, que enfrenta 18 meses de prisão preventiva.

A contestada nova presidente, Dina Boluarte, veio tentar acalmar os ânimos, dizendo que “este governo de transição está a ouvir os apelos dos milhões de peruanos que legitimamente levantaram a voz”.

No entanto, os ministros da Cultura e da Educação, dois dos maiores aliados de Boluarte, demitiram-se em protesto contra a conduta das autoridades.

Alguns deputados avançaram com a proposta de antecipar as eleições presidenciais para o próximo ano, uma vez que estão marcadas para 2026. Mas ocongresso rejeitou a alteração.

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Lisboa está a trabalhar para retirar do Peru o mais rapidamente possível os 65 turistas portugueses que se encontram retidos no país.

EURONEWS

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden e Xi chegam a Lima para reunião bilateral e cimeira da Apec

Os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e China, Xi Jinping, chegaram a Lima nesta quinta-feira (14) para o...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Confrontos em Maputo: 24 feridos em protestos violentos

Confrontos entre manifestantes e polícia em Maputo deixam 24 feridos, diz Hospital Central. Entre os internados, uma paciente está...