25.3 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

EUA: João Lourenço deixa Washington

PARTILHAR

O Presidente da República, João Lourenço, deixou a cidade de Washington esta sexta-feira, depois de cumprir uma jornada oficial de quatro dias, que teve como ponto alto a participação na Cimeira de Líderes EUA-África.

Durante a sua permanência na capital norte-americana, o Chefe de Estado angolano desenvolveu uma intensa actividade, marcada por encontros com altas entidades do governo norte-americano, homólogos africanos e influentes homens de negócios.

No quadro da cimeira, João Lourenço participou do Congresso Anual do Eximbank e integrou vários painéis, onde interveio por duas vezes, para falar, entre outros temas, sobre os avanços de Angola no domínio da produção de energia e sobre a melhoria do ambiente de negócios.

À margem do encontro, esteve numa mesa redonda com empresários
norte-americanos e promoveu uma reunião de alto nível com os homólogos do Burundi, Rwanda, Quénia, Uganda e Tanzânia, bem como o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Sudão do Sul.

A reunião avaliou o nível de implementação do Roteiro de Luanda sobre a situação de instabilidade no Leste da República Democrática do Congo (RDC), tendo os Chefes de Estado lamentado os massacres de populações civis, ainda por esclarecer, e ressaltado o papel do Mecanismo de Verificação Ad-hoc no esclarecimento dos factos.

Ainda à margem da sua participação na cimeira, João Lourenço participou, na Casa Branca, num jantar oferecido aos líderes africanos, pelo Presidente Joe Biden, assim como concedeu várias audiências, entre as quais à administradora da USAID, Samantha Power.

Esta sexta-feira, último dia da jornada de trabalho, o Presidente da República recebeu o secretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Don Graves, o director executivo do grupo Fieldstone, Jason Harlan, e o director executivo da Hecate Global, David Wilhelm.

A propósito da jornada do Presidente, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, referiu, esta sexta-feira, que a agenda foi, essencialmente, dedicada à diplomacia económica.
Do seu ponto de vista, tratou-se de uma agenda rica e proveitosa, que permitiu ao Chefe de Estado interagir com vários homólogos africanos, particularmente na sua condição de mediador da União Africana para o conflito no Leste da República Democrática do Congo.

Neste âmbito, explicou, decorreu uma mini-cimeira, em duas partes, sendo a primeira com a participação dos Presidentes do Rwanda, Uganda, Kenya e da Tanzânia, e uma representação do Sudão do Sul.

Reiterou que a reunião tratou da implementação do Roteiro de Luanda, sublinhando que na quinta-feira, o Presidente angolano sentou-se com o seu homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, para avaliarem em conjunto as conclusões saídas da mini-cimeira de Washington.

“Foi um ciclo concluído quinta-feira, neste âmbito, e pensamos que os objectivos foram atingidos. Pensamos que é um balanço bastante positivo, que levamos desta actuação Washington”, concluiu, tendo apelado para necessidade da implementação dos acordos rubricados.

ANGOP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

PR advoga na ONU sistema financeiro internacional mais justo

O Presidente da República, João Lourenço, advogou, esta segunda-feira, em Nova Iorque, um sistema financeiro internacional mais justo e...

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

PR felicita António Costa pela eleição à liderança do Conselho Europeu

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou esta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao ex-primeiro-ministro de Portugal, António...