26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Citadinos preocupados com crescimento de focos de lixo no Luena

PARTILHAR

Os citadinos do Luena, província do Moxico, estão preocupados com o aumento de focos de lixo nas zonas urbanas e periféricas da urbe.

Em declarações à ANGOP, o citadino Raúl Domingos, residente no bairro Saydi Mingas, lamentou a elevada quantidade de lixo que tem constantado no casco urbano do Luena, alegando ser a causa do surgimento de muitas doenças na região.

A cidadã Domingas Paula, moradora do bairro Mandembwe, arredores do Luena, partilha da opinião do primeiro interlocutor, mostrou-se preocupada com o fenómeno, principalmente nos bairros periféricos, defendendo um modelo eficaz de recolha dos resíduos sólidos para melhoria da imagem da região.

“Os bairros periféricos estão inundados de lixo, as empresas de recolha dificilmente passam nessas zonas”, lamentou.

Já o munícipe António Manuel sugeriu a distribuição de mais contentores nos bairros, bem como maior eficiência das empresas de recolha dos resíduos sólidos para a solução desse problema.

Por sua vez, o director do gabinete municipal do Ambiente e Saneamento Básico, Ivo Mário, justificou a insuficiência de empresas que operam no sector e as constantes avarias das máquinas de recolha dos resíduos como factores que têm dificultado a manutenção do saneamento na região.

“Actualmente temos quatro meios avariados, estando a funcionar penas com duas basculantes e uma pá carregador”, disse.

Disse que no Luena existem duas empresas que se encarregam tratamento do saneamento básico no casco urbano, para além dos funcionários dos Serviços Comunitários, perspectivando-se a contratação de mais cinco para alargar a cobertura nos bairros periféricos.

Dados apontam que a Administração Municipal do Moxico gasta mais de 360 milhões de kwanzas, anualmente, com o serviço de manutenção do saneamento básico na região.

No quadro da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a Administração do Moxico, adquirir, em 2020, um conjunto de equipamentos de saneamento básico, num montante de 554 milhões 578 mil 378 kwanzas.

A cidade capital da província do Moxico possui um número de habitantes estimado em 454 mil 409 pessoas, das quais 51 por cento são mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

ANGOP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Empresas destacam criação de parcerias na inauguração do “Indaba Mining”

A maioria das empresas angolanas participantes registou um dia intenso de vários actores do ramo da mineração que auguram...

UNITA recomenda rigor na implementação do OGE/2024

Ao falar em conferência de imprensa sobre o actual estado económico e social desta região, o deputado do círculo...

Moxico: Polícia Nacional detém enfermeiro por furto de medicamentos em Camanongue

Conforme dados da Administração Municipal de Camanongue, o referido enfermeiro, que trabalhava em regime de turno, aproveitou-se da calada...

Moxico eleva para 84 mil crianças fora do sistema de ensino

A informação consta das conclusões da III Sessão Ordinária do Governo Provincial do Moxico, orientada pelo governador, Ernesto...