A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto conquistou hoje, a sua terceira Supertaça, denominada Francisco Almeida, ao vencer o Petro de Luanda, por 24-21, no jogo disputado no pavilhão da Cidadela, na capital do país.
Apesar do feito, em que já detinham a vantagem no intervalo, por 12-9, as “militares” ficam a oito (8) troféus em relação aos 11 títulos obtidos pelas “petrolíferas” que lideram o ranking desta prova.
Sobre o desafio, no início registou-se equilíbrio entre os contendores, que com frequência igualavam no marcador (4-4), como se registou aos 11 minutos, no entanto com maior ascendente das vencedoras.
O 1° de Agosto, com algumas atletas experientes, conseguia tirar vantagem nos remates à distância, numa altura em que o Petro optou por marcação à zona.
Desta, a partida prosseguia, com as comandadas do treinador Vivaldo Eduardo, a procurarem inverter a desvantagem no marcador, imprimindo rapidez nos ataques, mas a saírem derrotadas ao intervalo (9-12).
Volvidos 41 minutos, a formação do técnico José Chuma chega a vantagem de sete pontos (20-13), o obrigando o opositor a recorrer aos tempos de descontos, para corrigir o posicionamento defensivo e ofensivo.
Assim, o grupo reduziu (19-22), mas foi incapaz de evitar o desaire na recta final (21-24).
O 1º de Agosto destrona o Petro do título, que ostentava desde 2021.
ANGOOP