Um cidadão de 22 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal do Moxico (SIC), acusado de matar o seu próprio tio de 68 anos, na tentativa de furtar uma antena parabólica na residência da vítima.
Segundo o porta-voz do SIC, no Moxico, Elisiário dos Passos, que falava à imprensa, o facto ocorreu no bairro 4 de Fevereiro, arredores da cidade do Luena, quando o homicida, conhecido por João Ulite, foi flagrado a subtrair a referida antena parabólica, merecendo a repreensão do ancião com bofetadas.
Apesar dessa ocorrência, disse, dois dias depois o acusado regressou à residência do malogrado com bloco de construção e ferro, tendo desferido sucessivos golpes na cabeça, situação que provocou a morte imediata do tio e subtraindo a antena parabólica.
Esse foi o oitavo caso de homicídios qualificados registado durante o presente ano (2022) pelas autoridades da província do Moxico, motivados pela apetência do lucro fácil e acusações de feitiçarias, segundo o porta-voz do SIC.
Na mesma ocasião, o SIC apresentou dois funcionários do Gabinete Provincial da Saúde, implicados no crime de burla qualificada no valor de quatro milhões e 800 mil kwanzas ao tentarem comercializar uma viatura que presta serviços de ambulância.
Os supostos autores, na qualidade de funcionários do Gabinete da Saúde, agiram de forma concertada contactaram um cidadão alegando estar a comercializar uma viatura de marca Toyota-Landcruiser que pertence à referida instituição, de acordo com o porta-voz do SIC.
ANGOP