24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Restaurar a energia na Ucrânia

PARTILHAR

Reunidos em Bucareste, os ministros dos negócios estrangeiros da NATO reafirmaram esta terça-feira o compromisso com Kiev na luta contra a agressão russa e comprometeram-se a apoiar a Ucrânia na reparação das infraestruturas energéticas danificadas pelos bombardeamentos russos.

“Os aliados ajudarão a Ucrânia na reparação das suas infraestruturas energéticas e na proteção da sua população contra ataques de mísseis”, disseram os ministros na declaração que adotaram no final do primeiro dia de reuniões em Bucareste. Salientaram que a “agressão” da Rússia, incluindo os “ataques persistentes e inconscientes às infraestruturas civis e energéticas ucranianas”, estão “a privar milhões de ucranianos de serviços humanos básicos”.

Ao mesmo tempo, os aliados asseguraram que continuam “determinados a apoiar os esforços a longo prazo da Ucrânia na via de reconstrução e reforma do pós-guerra”, para que o país possa “assegurar um futuro livre e democrático, modernizar o seu setor de defesa e dissuadir futuras agressões”.

No documento, os 30 aliados expressaram também a “solidariedade” com a Polónia na sequência do “incidente” de um ataque com mísseis no seu território, que resultou na “trágica perda” de duas vidas “como resultado dos ataques com mísseis russos contra a Ucrânia”.

EURONEWS

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Israel vai lançar “ataque de larga escala” contra o Irão em breve

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já sabe quando e como vai ocorrer a retaliação israelita Os membros do...