26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Luanda dança Carnaval fora de época

PARTILHAR

Dezassete grupos carnavalescos da província de Luanda exibiram-se este sábado (26), na praça da Independência, no “Carnaval fora de Época”.

Tratam-se de 13 grupos da classe A de adultos e quatro da classe infantil, que saíram à rua no âmbito da edição especial do Festival Nacional de Cultura e Arte (FENACULT) e do Centenário de António Agostinho Neto.

Na classe de adultos, desfilaram os grupos União Twabixila, do município de Viana, Povo da Quissama, Giza e Sagrada Esperança, ambos do distrito urbano do Rangel, Etu Mudietu, do Sambizanga e Jovens da Cacimba, da Maianga.

Além destes, exibiram-se também o União 10 de Dezembro, da Maianga, Kiela, do Sambizanga, Amazonas do Prenda e 54 da Maianga, Recreativo do Kilamba, do Rangel, e o Njinga Mbandi, de Viana.

Na classe infantil, participaram os Cassules dos Jovens da Cacimba e 10 de Dezembro, da Maianga, Sagrada Esperança, do Rangel e o Viveiros do Njinga Mbandi, do município de Viana.

Durante quase três horas, os grupos dançaram com alegria a festa do Entrudo, que se encerrou ao princípio da noite, debaixo de chuva.

Nesta festa popular, realizada sem o habitual carácter competitivo (não houve classificação), os mesmos apresentaram coreografias, ao ritmo do semba, kabetula e dizanda, alegorias e mensagens diversas.

O evento decorreu sob a égide da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), em parceria com o Governo Provincial de Luanda.

Estiveram presentes no desfile, o governador de Luanda, Manuel Homem, o presidente da APROCAL, Tany Narciso, administradores distritais e cidadãos.

Esta foi a primeira vez, em mais de 30 anos, que a praça da Independência acolheu desfiles de carnaval, que se realizam, habitualmente, na Marginal de Luanda, entre Fevereiro e Março.

ANGOP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Quincy Jones, gênio da música e do entretenimento, morre aos 91 anos

Produtor de Michael Jackson e Frank Sinatra, trompetista e amigo de Ray Charles: Quincy Jones morreu aos 91 anos,...

Cristóvão Colombo era espanhol e judeu, revela novo estudo

O famoso explorador Cristóvão Colombo era provavelmente espanhol e judeu, de acordo com um novo estudo genético conduzido por...

O Museu da Escravatura

Entre muitas outras Reflexões e Pensamentos que deixou para a Humanidade e para a sua África do Sul, o...

YMCA: os 180 anos de associação cristã que ganhou Nobel da Paz, virou hit musical e inventou o vôlei

A Londres pós-Revolução Industrial vivia um alvoroço social. De um lado, a falta de legislação trabalhista fazia com que...