Trezentas e sete crianças com necessidades educativas especiais vão participar de 12 a 19 de Dezembro deste ano, num festival de artes de inclusão, denominado Nzoji ya Monandenge (que na língua nacional Kimbundu significa Sonho de criança).
Em conferência de imprensa, realizada hoje, quinta-feira, em Luanda, a directora do projecto Solange Feijó explicou, que os dias 12 e 19 serão reservados para a abertura e encerramento do festival, que terá lugar no Centro Cultural Brasil Angola, enquanto de 13 a 18 decorrerá, nas instalações da LAASP, o espectáculo com as mais diversas áreas culturais como dança, música, artes plásticas e acrobacia.
O festival visa dar voz a crianças com necessidades especiais físicas, visuais, auditivas e autistas, fruto do trabalho realizado com alunos de escolas de ensino especial que gostam de arte, independentemente da sua situação.
Com acesso gratuito, o festival irá homenagear o Centenário de António Agostinho Neto e terá como lema “Vivência de Agostinho Neto”.
Durante o espectáculo, a actriz Dicla Burity e o músico Manuel Mendes irão brindar as crianças com informações sobre respectivas áreas de actuação.
O evento é uma organização da Companhia de Teatro Sol, uma instituição cultural com diferentes áreas culturais, que congrega 50 actores, dos quais 34 são crianças.
ANGOP