Uma avaria técnica registada na cadeia de frio do Gabinete provincial da Saúde impossibilitou hoje, segunda-feira, o arranque da campanha de vacinação integrada de rotina e da quarta de reforço contra Covid-19, na província da Lunda Sul.
Segundo o director do gabinete provincial da Saúde, Viegas de Almeida, a campanha foi adiada para quarta-feira, quando estiverem criadas todas as condições necessárias.
Fez saber que algumas vacinas contra Covid-19 foram hoje, segunda-feira, transportadas para a província vizinha do Moxico para melhor conservação.
Afirmou que actualmente está a caminho da Lunda Sul, uma carrinha saindo da capital do país (Luanda), contendo arcas específicas para temporariamente substituir a cadeia de frio que se encontra avariada.
Sem avançar números, disse que para às campanhas de vacinação integrada e rotina, serão vacinados crianças dos seis meses até aos nove anos, com vacinas de Sarampo, Rubéola, Vitamina A, e dos zero até aos cinco anos de idade vão receber a poliomielite.
Quanto a campanha de reforço da Covid-19, serão administrados a todos cidadãos maiores de 12 anos de idade, com vista a completarem as doses.
Para além dos postos fixos que serão criados, a comissão terá igualmente brigadas de vacinação móveis que vão cingir-se nos mercados da urbe, periferia e outras zonas de difícil acesso.
ANGOP