Duzentas palmeiras foram plantadas hoje nas avenidas da Pumangol e Nova Solução, município de Moçâmedes, por funcionários do Banco de Fomento Angola, BFA, no âmbito da sua responsabilidade social, visando combater a desertificação na província do Namibe.
Nas mesmas zonas foram igualmente plantas cinquenta Espatodia, plantas que adaptam-se ao clima do Namibe e que crescem com maior facilidade.
Em declarações á ANGOP, a directora Comercial do BFA no Namibe, Arlete Fernandes, salientou que a campanha de âmbito Nacional teve o início no Namibe e em simultâneeo com Luanda e Cabinda, mas a intenção e estender por todo país.
Para a manutenção das árvores, a responsável disse que a Agência Bacncária assinou um compromisso com uma empresa e o BFA fará a fiscalização, se preciso.
As árvores adquiridas no Instituto Provincial de Desenvolvimento Florestal do Namibe, onde existem várias especies e outras foram enviadas a Luanda para a mesma campanha, segundo a responsável.
O governador do Namibe, Archer Mangueira, aproveitou a campanha para fazer o lançamento do projecto “ sábado verde” que será feito quinzenalmente com a plantação de árvorores em várias zonas da cidade capital da provincia, tendo em conta as epecificidade do Namibe, rodeado pelo deserto.
“Porque estamos numa terra desértica, além da importância ambiental que representa em qualquer parte do mundo, também em Angola, a plantação no Namibe tem uma importância especial pela especificidade da nossa província e particularmente a cidade de Moçâmede”, disse o governante.
ANGOP