27 C
Loanda
Quinta-feira, Outubro 31, 2024

Fed deve moderar ‘em breve’ ritmo de aumento dos juros, diz vice-presidente

PARTILHAR

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) dever moderar “em breve” o ritmo de altas das taxas básicas de juros para combater a inflação, disse nesta segunda-feira (14) sua vice-presidente, Lael Brainard.

“Penso que será apropriado ir em breve para um ritmo mais lento” do aumento das taxas básicas de juros, disse Brainard em uma entrevista à agência Bloomberg. De qualquer forma, afirmou, não se trata de acabar com os aumentos dos juros: “ainda temos trabalho a fazer com os aumentos das taxas” de juros.

O Índice de Preços ao Consumo (CPI) para outubro, divulgado na semana passada nos Estados Unidos, teve seu menor aumento em 12 meses desde janeiro, a 7,7%.

Este dado alimentou a expectativa de que a pressão sobre os preços comece a ceder. Os mercados receberam positivamente o dado, pois poderia abrir a porta para uma moderação por parte do Fed.

O banco central americano elevou sua taxa básica de juros seis vezes este ano, tentando esfriar a economia, e muitos, incluindo dirigentes do organismo, defendem aumentos menores nos próximos meses.

O aumento das taxas de juros eleva o custo do dinheiro e tende a moderar o consumo e os investimentos, reduzindo a pressão sobre os preços.

AFP

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministro do Petróleo, cargo de alto risco na Venezuela

Cinco dos oito ministros do Petróleo nos dez anos do presidente Nicolás Maduro no poder na Venezuela acabaram foragidos...

Governo prevê concluir pagamento da dívida com a China até 2028

O director da Unidade de Gestão da Dívida (UGD), Dorivaldo Teixeira, disse quinta-feira, em Washington (EUA), que o Governo...

JPMorgan espera aumento do investimento na África do Sul devido ao optimismo económico

A África do Sul está preparada para um aumento do investimento directo estrangeiro (IDE) já no próximo ano, estimulada...

EUA quer apoiar a garantia da qualidade do investimento angolano

O Governo norte-americano está disponível a contribuir com a sua experiência na qualidade do investimento público angolano, por via...