Efectivos da Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), afecta ao Comando Provincial da Polícia Nacional no Bié, visitaram hoje o memorial da batalha do Cuito, um cemitério monumento onde se encontram sepultados mais de sete mil corpos, vítimas da guerra do Cuito pós-eleitoral de 1992.
A visita enquadra-se nas comemorações do Dia da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo.
Em declarações à ANGOP, o intendente Bernardo Muafeca Luís, responsável da comitiva, apelou à necessidade de se continuar a preservar a paz e a reconciliação nacional, como forma de dignificar os heróis que lutarem pela causa da pátria.
Salientou que o cemitério monumento deve ser um local de visita obrigatória para qualquer pessoa que se desloca à província do Bié, por fazer parte da história militar de Angola.
Informou que a unidade já destacou um número considerável de efectivos para garantir o asseguramento integral do local, com vista a prevenir possíveis actos de vandalismo.
Em Agosto deste ano, o cemitério beneficiou de obras de requalificação no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que permitiu a colocação de serviços administrativos, memorial, parque de exposição simbólica do armamento utilizado durante o conflito armado, casa de acomodação para o pessoal de apoio e de segurança, torre de observação, reservatório de água, assim como o melhoramento e cravação das cambas em mármores e arranjos exteriores.
Fonte Angop