O proprietário da empresa Xtagiarious Finance, Edson Caetano de Oliveira, de 33 anos de idade, foi detido na quarta-feira, 5, em Benguela, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Manuel Halaiwa, Edson Caetano de Oliveira foi detido mediante mandado emitido pelo Ministério Público, por acusações da prática dos crimes de usura, Associação Criminosa e Burla por Defraudação.
Pesa sob Edson Caetano de Oliveira acusações de recebimento de centenas de milhões de kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de 6 meses, com juros de 15% sobre o valor aplicado, nunca concretizado.
Manuel Halaiwa informou que o cidadão em causa foi notificado várias vezes para responder pelas acusações que pesam sobre si, mas nunca se dignou fazê-lo e colou-se em fuga.
“Passados mais de 6 meses, através de buscas de informação, foi possível a sua localização e consequente detenção na província de Benguela, onde encontrava-se foragido”, disse.
Na ocasião foi também detido o cidadão Nataniel Emerson do Amaral, 25 anos, funcionário da referida empresa, pelo facto de ser o elemento de ligação nos negócios, sobretudo na guarda dos bens, por ter criado vários entraves na investigação e instrução dos autos.
Os dois cidadãos serão presentes ao Ministério Público para o primeiro interrogatório, enquanto prosseguem outras diligências.