26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Eleições Gerais de 2022: Angolanos desesperados após o pleito

PARTILHAR

Angola vive uma crise pós-eleitoral que está a fomentar o clima de medo e desespero entre muitas famílias, um pouco por todo o país.

Este quadro agravou nos últimos dias com a forte presença de efectivos das forças de defesa e segurança, incluindo artilharia, nas ruas e nas imediações das instituições públicas, principalmente na província de Luanda.

A não aceitação dos resultados eleitorais pela maioria dos angolanos e pelos partidos políticos na oposição, bem como protestos anunciados, nas principais cidades, são apontados com o sinal vermelho, que obrigou as autoridades militares a elevar o estado de alerta e de prontidão dos efectivos das forças armadas e da polícia nacional.

A denúncia de raptos e perseguições contra os activistas cívicos tem estado a contribuir para a fuga de muitos angolanos para o exterior do país.

Nas fronteiras terrestres e no aeroporto internacional de Luanda aumentou a pressão e a fuga de angolanos em busca de protecção na sua maioria jovens.

Por outro lado, assiste-se a dificuldades na emissão de passaportes ordinários.

Para falar sobre o assunto, ouvimos o jornalista Armindo Laureano, o jurista Manuel Cangundo e o analista político Agostinho Sikato.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angolanos emigram em crescente número

O último relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo de Portugal mostra que, em 2020, Angola foi o segundo país...

Eleições Gerais de 2022: 1º Secretário da FNLA do Bié espancado por delegados de lista do partido

O 1º secretário provincial da FNLA, no Bié, António Muhongo foi espancado recentemente por delegados de lista, afecto a...

Eleições Gerais de 2022: Governadora de Luanda diz que oposição venceu eleições na capital por vender “sonhos”

Governadora de Luanda aponta também derrota do MPLA na capital com "falta de entrosamento" apesar de "terem feito muito",...

Eleições Gerais de 2022: Ministro do Interior garante que forças de ordem e segurança vão permanecer mais algum tempo nas ruas

Eugénio Laborinho garantiu hoje que os vários efectivos das forças da ordem e segurança angolanos não vão ser retirados...