26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Em apenas três meses: Mais de 20 pessoas morrem afogadas no Huambo

PARTILHAR
FONTE:Angop

Um total de 24 pessoas, entre crianças e adultos, morreu de afogamento, nos últimos três meses, em barragens, rios e cacimbas da província do Huambo, mais 18 casos do que no igual período anterior.

Ao prestar a informação, esta quarta-feira, à ANGOP, o porta-voz da do Serviço local de Protecção Civil e Bombeiros, subinspector bombeiro Alberto Satota Kakunde, disse tratar-se de cidadãos com idades compreendidas, entre zero e 80 anos, na sua maioria do género masculino.

Informou que dos afogamentos constam 11 em casos de rios, sete em cacimbas e seis em barragens.

O oficial bombeiro acrescentou que, ao longo do período em referência, duas pessoas foram salvas pelos agentes da corporação, por terem se afogado numa piscina, durante uma excursão escolar.

Considerou preocupante a actual situação da província do Huambo, pois os cidadãos ainda insistem em praticar a natação em locais de riscos, sobretudo, em rios, barragens, lagoas e lagos com maior profundidade e sem a menor observância das condições de segurança.

Por isso, exortou para abstinência destas práticas, numa altura em que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros continua a realizar acções de sensibilização da população sobre os perigos da natação desregrada e em zonas de riscos.

A província do Huambo, uma das maiores bacias hidrográficas de Angola, possui vários rios, barragens, lagoas, lagos e cacimbas, em função da sua natureza como uma zona tropicalmente húmida.

Vivem nesta região, situada no Planalto Central, perto de dois milhões, 645 mil e 80 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma), que perfazem uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministra de Estado destaca engajamento da igreja na promoção da paz

A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, destacou, este sábado, a necessidade de um maior engajamento das...

Acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece no Huambo

A cidade do Huambo acolhe, quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional,...

Comboio do CFB colhe mortalmente cidadão no Cachiungo

Um cidadão nacional de, aproximadamente, 37 anos de idade, foi colhido mortalmente na manhã deste sábado, por um comboio...

Huambo contemplado com centro de formação de alta tecnologia

A infra-estrutura, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao...