O ministro das Relações Exteriores, Téte António, testemunhou, hoje em Doha, a Cerimónia de Assinatura do Acordo de Paz entre o Governo do Tchad e os Movimentos Políticos – Militares, realizado na capital do Estado do Qatar.
Mandatado pelo Presidente da República, João Lourenço, Téte António presenciou o acto que sela o culminar de uma negociação para o fim de um conflito entre o Governo do Tchad e de mais de meia centena de grupo político e militar.
Antes da assinatura do Acordo de Paz de Doha entre o Governo do Chade e os Movimentos Políticos – Militares, que visa alcançar uma paz abrangente e duradoura na República do Tchad e concretizar as esperanças e aspirações do povo chadiano e o seu direito de viver em segurança e prosperidade, foram ouvidas intervenções do secretário geral da Organização das Nações Unidas, António Gueterres, e do Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.
As negociações entre o Governo do Tchad e os grupos político- militar começaram em Março, após vários adiamentos, para encerrar décadas de agitação e instabilidade neste país com 16 milhões de habitantes, que passou por vários golpes de Estado.